Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Movimentação de carga: transporte de telescópio de 23 toneladas mobiliza cidade mineira

Um telescópio de origem russa que chegou na região de Itajubá e Brazópolis, no sul de Minas Gerais, está causando uma grande discussão sobre o papel da movimentação de carga de produtos.

Movimentação de carga – transporte de telescópio de 23 toneladas

Movimentação de carga: transporte de telescópio de 23 toneladas

Avaliado em R$ 12 milhões, o equipamento – chamado PanEos – chegou à cidade em quatro conteiners de 40 HC – os maiores que existem – e está sendo instalado no Pico dos Dias, a aproximadamente 1.900 metros de altitude.

A carga entrou no País pelo aeroporto de Santos, sendo despachada em seguida para o porto seco de Varginha pela Bretas Broker Comércio Exterior e pela AZ LOG – Logística Internacional.

A princípio, o desafio encontrado pelos brasileiros começou na comunicação com a equipe russa Roscosmos (agência espacial), responsável pelo projeto de monitoramento espacial e montagem do equipamento.

Além disso, a liberação da carga no porto de Santos também apresentou burocracias, visto que o telescópio, um produto peculiar e que vem desmontado, não ser facilmente identificado por auditores da Receita Federal. “Devido à complexidade do equipamento e ao seu alto valor tecnológico, o equipamento necessita ser manuseado e montado por técnicos do próprio fabricante. Esses técnicos são de nacionalidade russa e somente essa equipe treinada e perita tem condições de separar e manusear adequadamente cada item e montá-los de maneira correta para que, então, se forme o telescópio”, explicou Bruno Albernaz, da AZ LOG – Logística Internacional, em entrevista à imprensa.

Quanto aos cuidados para realizar a movimentação de carga, mais de 30 pessoas foram envolvidas no processo. Foi necessário o uso de acessórios específicos, tais como gancho para elevação de carga e corrente para elevação de carga.

Por ser uma carga extremamente sensível, foi exigido um cuidado especial no desembarque e também no transporte rodoviário. “A desova teve de ser feita com todo o cuidado para não comprometer o equipamento. Além disso, tivemos que transportar as partes maiores do telescópio em uma estrada muito estreita e íngreme, que dá acesso ao topo do Pico dos Dias. Ao todo, tivemos cerca de 30 pessoas envolvidas nessa etapa.”, destacou Bruno, ainda em entrevista à imprensa.

Este telescópio foi produzido em versão limitada: um especialmente para o Brasil e outros semelhantes em locais específicos do globo terrestre. A função do equipamento é o monitoramento de lixo espacial.

Você pode imaginar a necessidade de bons acessórios para realizar a movimentação de carga desse equipamento?

Sem dúvida, produtos frágeis como esse demandam atenção especial e acessórios que proporcionam segurança para a atividade. A Polifitema conta com produtos como:

– gancho para elevação de carga

– cinta para movimentação de carga

manilha para movimentação de carga

– cinta para elevação de carga

– corrente para elevação de carga

– gancho para elevação de carga

Utilizando os equipamentos Polifitema, até mesmo os produtos mais delicados poderão ser transportados com segurança e praticidade.

Com uma linha de produtos ideais para elevação e movimentação de carga, a empresa ainda possui uma equipe de especialistas que irão tirar suas dúvidas e oferecer as melhores condições de custo-benefício de acordo com a sua necessidade.

Conheça também: corrente grau 8, destaque Polifitema!

Confira: O que é Manilha na Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta