Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Reduza os riscos com a direção defensiva

De acordo com dados oficiais da Organização Mundial da Saúde, o Brasil figura em 4° lugar no ranking de mortes no trânsito. Nesse contexto, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) aponta que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas.

Por esse motivo, tanto o governo como as empresas privadas que trabalham com transporte devem instruir e investir em informação e capacitação para que esse número diminua ano após ano. Você sabia que uma das maneiras eficientes de fazer isso é por meio de técnicas de direção defensiva?

Para conferir mais informações a respeito desse conceito, confira abaixo respostas para as principais dúvidas:

O que é direção defensiva?

De maneira geral, podemos definir direção defensiva como uma série de ações que têm como objetivo prever acidentes ou outras situações de risco. Essa técnica serve tanto para cidadãos que dirigem no dia a dia quanto para quem trabalha com transporte de passageiros ou de cargas.

Quais as principais práticas na direção defensiva?

Entre as principais ações do motorista, podemos citar:

– Não dirigir com sono ou sob o efeito de álcool, drogas ou medicamentos que alterem a agilidade e percepção.

– Não realizar ultrapassagens perigosas.

– Manter a velocidade indicada pelas placas de trânsito

– Manter uma distância adequada de outros veículos, bem como evitar vícios de direção que são adquiridos ao longo do tempo, como dirigir com o pé na embreagem ou deixar a mão no câmbio em todo o tempo.

– No caso de motoristas de transportes de produtos, os ganchos para amarração de cargas devem seguir os padrões de segurança e serem devidamente instalados.

Quais são os benefícios da direção defensiva?

Conforme apresentado, a maioria dos acidentes de trânsito é causada por falhas humanas. Portanto, a partir de um cuidado maior dos motoristas, o número de desastres pode diminuir drasticamente.

Além disso, quem trabalha especificamente com transporte de cargas, poderá evitar grandes prejuízos, como quebra, amassos e abrasões em seus produtos, bem como estender a vida útil do veículo utilizado para a realização da viagem.

Ainda nesse contexto, vale ressaltar que uma empresa que leva a sério as técnicas de direção defensiva tende a se destacar no mercado e oferecer uma qualidade de vida maior para seus colaboradores e a sociedade como um todo.

Portanto, é extremamente necessário que cada funcionário receba treinamentos e atualizações constantes quanto a questões como a importância do uso do cinto de segurança, respeito aos limites de velocidade, e os perigos da bebida e das drogas para uma direção segura.

Outro ponto importante diz respeito ao investimento em produtos de qualidade, tanto de veículos como de pneus e equipamentos para amarração de carga, como cordas e ganchos.

Veja também os cuidados antes de pegar a estrada 

Sendo assim, se você precisa realizar uma atualização nos materiais disponíveis na sua empresa de transporte, conheça agora mesmo as soluções oferecidas pela Polifitema!

Referência no mercado, a empresa oferece os principais equipamentos que garantem a segurança dos seus colaboradores, seja no transporte de cargas ou trabalhos em altura. Para conferir mais informações no blog, clique aqui.

Conheça nossa linga de correntes.

Conheça os procedimentos de trabalho em altura pela Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta