Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Reportar riscos: entenda a importância desse tipo de cultura para os colaboradores

A segurança no ambiente de trabalho é fundamental. Afinal de contas, é ela que garante que tudo corra da melhor maneira possível, com a menor incidência de riscos para ela e todo o restante da equipe de trabalho. Um dos pontos mais importantes para isso é o fato de reportar os riscos, sejam eles quais forem, o que pode influenciar diretamente na forma com a qual o serviço é desempenhado, bem como na saúde e na segurança de toda a equipe.

É fundamental entender melhor o assunto, de modo a saber como proceder perante a uma situação do tipo. Assim, o colaborador terá o melhor desempenho possível em seu ambiente de trabalho.

O que é o reporte de riscos?

Basicamente, essa atividade consiste no informe, por parte do colaborador, aos seus superiores ou gestores de algum eventual risco que exista no desempenho do trabalho, seja nas suas atividades ou nas de outro colaborador.

Nesse reporte, podem estar incluídos os fatores de queda de uma plataforma, o funcionamento inadequado de um equipamento, a falta do uso de EPIs por parte de algum colaborador ou, até mesmo, alguma sugestão que possa melhorar a segurança do trabalho.

Pode ser que o trabalhador não tenha certeza absoluta de que aquilo se trata de um risco ou não, mas é imprescindível que isso seja reportado o quanto antes, já que a sua percepção pode evitar um acidente mais sério.

Quais são os principais desafios do reporte de riscos?

Reportar os riscos também pode envolver certas dificuldades para o cotidiano do colaborador, mas estas devem ser enfrentadas com coragem e determinação. Por exemplo, reportar determinados fatores de queda que já existam há bastante tempo no ambiente de trabalho, pode colocar o colaborador em uma situação complicada, já que ele pode pensar que está afrontando a CIPA e sua equipe de gestores, mas isso não deve ser encarado dessa forma.

Outro desafio é alertar aos superiores que um colega de trabalho não está agindo de acordo com as normas e recomendações de segurança, ainda mais se esse outro colaborador for de um cargo hierarquicamente mais alto.

Por mais difícil que possa parecer, não é necessário ter medo de represálias ou punições por alarmar quanto aos riscos presentes no trabalho, já que isso é feito justamente para ajudar a proteger a vida é a segurança de todos. Deve-se também ressaltar que a indicação desses fatores de risco pode ser feita em todas as áreas, tanto em indústrias quanto empresas de construção civil, arquitetura, limpeza geral e limpeza predial, oficinas mecânicas e todas as outras cujo desempenho do trabalho possa trazer riscos.

A Polifitema é uma empresa especializada em equipamentos de proteção individual, que podem contribuir muito a evitar problemas com fatores de queda e outros problemas de segurança que podem, porventura, acontecer no dia a dia de trabalho.  Acesse o blog da Polifitema e confira os melhores artigos, preparados exclusivamente para você!

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta