Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Trabalhos em altura com tempo chuvoso: saiba como se proteger

Profissionais que realizam trabalhos em altura devem estar atentos em dias de tempo úmido, pois eles aumentam consideravelmente riscos fatais de acidentes. Pensando nisso, este artigo apresenta os principais perigos e cuidados que devem ser tomados para garantir a segurança do funcionário. Confira:

Principais cuidados entre tempo e altura

Maiores perigos

Sem dúvida, um dos principais riscos de quem trabalha em altura no tempo úmido são os escorregões e quedas, causados principalmente por falta de proteção nas roupas e botas utilizadas.

Dependendo do local onde está sendo realizada a atividade, ainda é possível enfrentar intempéries da natureza, que incluem desabamentos de morros, árvores, raios e trovões.

Para evitar esse tipo de situação, o ideal é que sempre seja realizado um estudo do local onde acontecerá a atividade e se de fato é possível investir em operações naquele momento.

Dicas

Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que todo trabalhador que está vulnerável a algum tipo de risco durante o exercício de sua função, precisa, obrigatoriamente, de um EPI – Equipamento de Proteção Individual.

Nesse contexto, a lei aponta que o EPI deve ser entregue ao profissional gratuitamente, em condições de uso excelentes e devidamente autorizado com uma Certificação de Aprovação (CA). No País, esses itens são obrigatórios em todos os EPI’s.

De olho nessas características, os principais equipamentos e cuidados a serem realizados incluem:

– Botas adequadas  

Nunca use botas ou sapatos com solas lisas e saltos, tais como sola de couro ou então sola de plástico. O ideal são botas que causem tração, ou seja, as que são feitas de borracha antiderrapante ou algum outro material equivalente.

– Óculos Adequados

Dependendo das condições do dia e do tipo de trabalho, os óculos de proteção também são itens obrigatórios. Eles irão proteger os olhos do colaborador, evitando algum tipo de queda ou desequilíbrio por conta de uma falta de visão ou dano ocular.

– Roupas adequadas

O ideal é que seja utilizado um conjunto de roupas que aqueçam o funcionário. Contudo, é preciso ficar atento para que sejam oferecidos modelos que esquentem, mas que não diminuem drasticamente a agilidade ou a audição do colaborador.

– Talabarte

Essencial para atividades em altura, o talabarte é utilizado para realizar a conexão do cinto de segurança a um ponto de ancoragem. Dessa forma, ele mantém o trabalhador ligado ao ponto onde está sendo realizado o serviço.

Esse tipo de produto pode ser confeccionado dos mais diversos materiais, como por exemplo poliamida, poliéster, nylon, entre outros. No mercado, estão disponíveis tanto os modelos mais simples quanto os duplos ou de posicionamento – tudo depende do tipo de necessidade.

Conheça mais sobre o talabarte

A partir dessas informações, conclua: sua empresa adota todas as medidas necessárias de proteção ao funcionário?

Se você é um gestor na área e percebeu que precisa fazer correções ou atualizações nos seus equipamentos, conheça agora mesmo as soluções oferecidas pela Polifitema. A empresa oferece diversos equipamentos de proteção individual para trabalho em altura, contando com modelos devidamente certificados de talabartes, ganchos, cordas, entre outros produtos.

Clique aqui para acessar o blog e garanta mais segurança aos seus colaboradores!

Conheça os procedimentos de trabalho em altura pela Polifitema

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta