Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Trava quedas – O que é e como funciona?

O trava quedas é sem dúvidas um EPI (equipamento de proteção individual) fundamental para quem trabalha em altura. Esse acessório é de uso obrigatório e deve ser é utilizado junto com o cinto de segurança para trabalho em altura INMETRO NR35, uma vez que o item protege o usuário contra o risco de quedas e outros acidentes.

O trava quedas para linha rígida (guiado em cabo de aço) deve ser usado pelo profissional que vai realizar qualquer atividade a mais de 2m de altura do chão. Esse tipo de EPI (equipamento de proteção individual) é ideal para ser utilizado em trabalhos com soldas e estruturas metálicas, e também por profissionais que trabalham com cadeira de pinturas em altura e até mesmo limpeza de vidros de edifícios.

O trava quedas, usado junto com o cinto de segurança para trabalho em altura INMETRO NR35, deve ser encaixado em uma linha de vida, que pode ser instalações de cordas ou fitas, que serão conectadas a ancoragens. Essas ancoragens é que vão sustentar e suspender o profissional que estiver utilizando o EPI (equipamento de proteção individual), caso o trabalhador sofra algum tipo de impacto o trava quedas será acionado imediatamente, impedindo que o profissional sofra uma queda ou se movimente.

Ao utilizar o trava quedas para linha rígida ou de qualquer outro modelo é preciso treinamento. Esse EPI (equipamento de proteção individual) deve ser utilizado de maneira correta para que o seu desempenho seja verdadeiramente eficiente. Antes de vestir o cinto de segurança para trabalho em altura INMETRO NR35 e o trava quedas é preciso aplicar a espessura correta no cabo de aço ou na corda de sustentação. Em seguida o profissional deve abrir o equipamento e encaixar a corda ou o cabo na parte interna. Ainda em solo, é muito importante verificar se o EPI está bem encaixado e devidamente travado.

É fundamental que o trabalhador se certifique de que o travamento imediato esteja funcionando corretamente. Se for percebido qualquer problema no trava quedas, verifique se todos os procedimentos foram realizados de maneira correta, caso o equipamento não se ajuste o EPI não deve ser utilizado. Esse é um dos motivos pelo qual o treinamento é indispensável para os trabalhadores que precisam fazer uso do cinto de segurança para trabalho em altura INMETRO NR35 e trava quedas.

Quando for adquirir um trava quedas retrátil, trava quedas para linha rígida ou qualquer outro modelo, verifique e se informe sobre as cordas compatíveis com o travador em uso. Escolher o modelo de trava quedas correto é muito importante pois você só poderá aplicar o EPI no modelo correto, uma vez que trocar os usos comprometerá tanto o desempenho quanto a segurança do trava quedas.

Quer saber mais sobre trava quedas e como utilizá-lo junto ao cinto de segurança para trabalho em altura INMETRO NR35? Nós, da Polifitema, podemos te ajudar! Acesse o nosso site para conhecer todos os nossos equipamentos de segurança individual e entre em contato com a nossa equipe de atendimento para mais informações. Teremos prazer em atendê-lo!

Conheça também: corrente grau 8, destaque Polifitema!

Saiba mais:

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta