Fábrica própria SP/BRASIL

A importância da inspeção de equipamentos de elevação

A movimentação e elevação de carga são atividades que exigem grande cuidado e muitos procedimentos de segurança para que não ocorram acidentes e para que a produtividade seja a melhor possível.

Entre esses procedimentos está a inspeção de equipamentos de elevação. Mas você sabe qual a real importância desse tipo de inspeção?

Confira, agora mesmo, qual a importância da inspeção e como ela pode representar economia para sua empresa. Acompanhe este conteúdo e entenda!

O que são equipamentos de elevação?

Equipamentos de elevação são maquinários utilizados para possibilitar o levantamento e deslocamento de cargas de grande peso em que apenas a força humana não seria suficiente para movimentar.

Esses equipamentos são muito utilizados em indústrias e empresas de diversos segmentos para movimentar máquinas, container, materiais de construção e muitos outros objetos necessários à execução das atividades.

Quais são os dispositivos de içamento? 

Complementando os equipamentos de elevação, existem os dispositivos de içamento, que são ferramentas que podem ser acopladas aos equipamentos para permitir que determinado objeto seja erguido.

Dentro disso, o dispositivo de içamento tem diversos tipos, entre eles:

  • Viga de içamento;
  • Balancim de carga;
  • Barra de carga;
  • Balancim travessa;
  • Viga de içamento;
  • Viga balancim.
  • Correntes;
  • Cintas;
  • Manilhas;
  • Ganchos;
  • Olhais.

Como a inspeção pode garantir economia ao contratante?

Realizar inspeção de equipamentos de elevação com regularidade permite que a empresa tenha garantia de que todos os componentes utilizados na elevação de cargas estão em perfeito estado de conservação.

Isso oferece segurança primeiramente aos profissionais que atuam nas atividades de elevação, pois muitos acidentes são evitados. Consequentemente, a própria empresa evita custos significativos de reparação de danos e indenização a funcionários.

Inclusive, é importante ressaltar que a inspeção deve ser feita de ponta a ponta para garantir maior segurança na movimentação. Isso significa que não apenas dispositivos como vigas, barras e balancins devem ser inspecionados, mas também aqueles menores, como ganchos, manilhas, correntes e olhais.

Além disso, com todos os equipamentos inspecionados, a empresa também evita custos decorrentes de falhas que comprometem a produtividade, uma vez que equipamentos inspecionados regularmente tendem a ter bom funcionamento e maior vida útil e não apresentam problemas inesperados que demandam reparos fora de hora ou de substituições.

Qual a importância do relatório final da inspeção?

Após a inspeção de equipamentos de elevação, um relatório é apresentado contendo o estado real de cada equipamento. Isso é fundamental para que a empresa possa registrar a realização e o resultado da inspeção, pois a NR 11 exige que a empresa mantenha registro tanto das manutenções realizadas quanto das inspeções.

O que fazer após o relatório?

Todos os relatórios finais de inspeção devem ser registrados e arquivados e passam a integrar a documentação de cada equipamento. Depois disso, é justamente por meio desses registros que o profissional que cuida das manutenções, ou seja, o gerente de manutenção, consegue identificar e fazer a correção de qualquer problema que tenha sido apontado.

Portanto, não apenas a inspeção de equipamento de elevação é necessária, como também o arquivamento do relatório e a realização efetiva das manutenções indicadas para que eventuais problemas apontados pelos técnicos sejam supridos imediatamente, antes que o equipamento volte à ativa.

Entre em contato com a Polifitema para encontrar a solução de elevação de carga de que você precisa e ainda conte com assessoria na inspeção de seus equipamentos de elevação!



×