- maio 14, 2018
- Publicado por: Polifitema
- Categoria: Movimentação de Carga
A pesagem de cargas é um procedimento fundamental para todos os caminhões. Afinal de contas, é ela que vai dizer se é seguro e viável trafegar com aquela quantidade de carga ou não.
Para essa pesagem, a importância das balanças para pesagem de eixos é imprescindível, já que são elas que realizarão o procedimento. Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, existem diferentes tipos de balança, que devem ser escolhidos de acordo com cada necessidade.
Por isso, é muito importante conhecer essas balanças, de modo a compreender como elas atuam e qual é a melhor para cada ocasião.
Quais São os Tipos de Balança Para Pesagem de Eixos?
Basicamente, as balanças para pesagem de eixos se dividem entre as dinâmicas e as estáticas. As balanças dinâmicas podem tanto ser portáteis quanto fixas. É necessário dispor de um local bem grande para instalação, já que ela demanda pelo menos 90 metros de comprimento para uma pesagem adequada.
Também é necessário observar alguns cuidados na pista de aproximação, que deve ser construída completamente nivelada e sem qualquer tipo de imperfeição ou irregularidade, o que garante uma pesagem perfeita. Para isso, os caminhões devem trafegar a uma velocidade constante de 12 km/h. Assim, a balança conseguirá pesar os caminhões com perfeição.
Já as balanças estáticas têm como principal finalidade a pesagem dos eixos, grupos de eixos e o peso bruto total do caminhão. As balanças grandes conseguem medir todo o caminhão de uma única vez, e ainda que seja bastante versátil, a medição do peso bruto total é a finalidade que ela mais desempenha.
Para uma pesagem precisa, é essencial que o piso também esteja perfeitamente nivelado, para que a carga que incide sobre cada um dos pontos de pesagem seja analisada adequadamente.
Qual é a Importância da Distribuição de Carga?
Um ponto que merece muita atenção é a distribuição das cargas no caminhão, já que isso pode impactar diretamente no desempenho do veículo e até mesmo na segurança para sua condução.
Com a Lei da Balança, não apenas o peso bruto total deve ser medido, mas sim o peso por eixo, para que o caminhão possa trafegar com segurança nas estradas. Para que esse peso não seja excedido, é essencial tomar alguns cuidados.
Além de sempre se manter dentro do peso bruto total permitido para cada veículo, a amarração das cargas se faz fundamental para que elas não se movimentem durante o transporte e acabem levando mais carga para um dos eixos.
A amarração deve ser feita com excelência e o devido uso da manilha para corrente, bem como de um gancho para amarração de carga resistente e confiável, que garanta que nenhum imprevisto ocorra durante a viagem.
Ou seja, resumidamente, além de prestar muita atenção no peso bruto total e na distribuição das cargas, é fundamental que a manilha e o gancho, além de todos os outros equipamentos de amarração sejam devidamente utilizados.
A real importância dos EPIs também entra nessa equação, mas não para a proteção das cargas em si, mas sim do motorista e das outras pessoas que estejam no caminhão. Assim, eles estarão completamente seguros em sua viagem.
Por isso, não se esqueça: antes de começar a viagem, além de seus EPIs, use sempre um ótimo modelo de manilha para corrente como os oferecidos pela Polifitema.
Clique aqui e conheça as outras opções de equipamentos e acessórios para movimentação de carga!
Saiba mais:
Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas, Cintas para Reboque e Içamento de Cargas