Fábrica própria SP/BRASIL

Amarração de carga em container: cuidados a serem tomados e como organizar

Amarração de carga em container: cuidados a serem tomados e como organizar

Fazer a amarração de container adequadamente é muito importante para manter a carga segura durante o transporte, especialmente se o container atravessar oceanos, onde lida com diversas intempéries.

Sim, os containers são muito resistentes, mas isso não significa que a amarração de cargas seja menos importante.

Confira nossas dicas de cuidados para organizar a carga dentro do container e fazer a amarração.

Como organizar a carga antes de amarrar

Para organizar a carga dentro do container é necessário:

  • Escolher um container adequado para o tipo de carga que será transportada;
  • Utilizar airbags para amortecer possíveis impactos e evitar o deslocamento de carga;
  • Utilizar barreiras de madeira para fixar as cargas;
  • Colocar o que for mais pesado embaixo, para servir de base e dar mais estabilidade ao que tiver menor tamanho;
  • Utilizar cintas de amarração de boa qualidade, que obedeçam às normas ABNT e que respeitem o limite máximo de peso da carga.

Importante: a amarração deve ser feita de forma a evitar ao máximo qualquer espaço que possibilite movimentação durante o percurso.

Mesmo o menor movimento causa desgastes e avarias às embalagens e, quando uma carga se desprende, chega a ficar em movimento por dias, antes de o container ser aberto. Por isso a amarração demanda muita atenção.

Quais as vantagens da cinta de amarração de container?

Principais vantagens da cinta de amarração de container:

  • São super-resistentes a altas temperaturas, ácidos e outros produtos químicos, sendo recomendáveis para fazer a amarração de produtos de laboratórios;
  • Podem ser usadas tanto para amarração quanto para a elevação e transporte de cargas;
  • Feitas a partir de poliéster, as cintas são ótimas para promover uma amarração, sem causar danos às embalagens ou às superfícies.

Cuidados na hora de fazer a amarração de container

Conheça as diferentes formas de amarração de container

A amarração de container tem como principal objetivo promover a segurança da carga, mitigando riscos de movimentação e deslocamento.

Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de amarração e estudar quais melhor se adequam às necessidades específicas do tipo de carga e do container.

Utilize cintas de amarração (e não cordas)

Atualmente, a utilização de cordas está vetada para fazer a amarração de cargas em containers. Os equipamentos permitidos para isso são: cintas de amarração, correntes ou cabos de aço.

Em razão da baixa resistência da corda, o uso de cintas específicas para a amarração de container precisa ser uma prioridade.

A resistência da cinta promove mais segurança e, combinada a outros itens, como malhas, trilhos, bloqueadores, contenção, separadores e mantas de atrito, pode-se intensificar ainda mais as boas práticas na amarração e transporte de cargas.

Adquira cintas de amarração de container com empresas especializadas no assunto

Uma vez que a utilização de cintas de amarração de carga em container é tão importante para um transporte mais tranquilo, é preciso ter a segurança de adquirir esse equipamento em empresas que realmente entendem do assunto, como é o caso da Polifitema.

A Polifitema tem quase 30 anos de experiência, oferecendo equipamentos de segurança e conta com um amplo catálogo de cintas, que você pode conferir aqui no site.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×