Fábrica própria SP/BRASIL

Amarração de contêineres: entenda como funciona

Amarração de contêineres: entenda como funciona

O processo de amarração de contêineres é extremamente importante para a movimentação e o transporte de mercadorias.

Por meio de uma amarração eficiente, é possível promover a segurança da carga durante todo o percurso, mantendo as mercadorias fixas mesmo diante de frenagens e outras situações adversas.

Ademais, avarias e outros problemas envolvendo danos aos contêineres tendem a gerar muitos prejuízos às empresas.

Entenda como funciona a amarração de contêineres, como aumentar a segurança desse procedimento e onde encontrar cinta para amarração de carga em container.

O processo de amarração

Atualmente, há algumas formas de fazer a amarração de contêineres, a depender do tipo de carga e do transporte que será feito.

Os principais equipamentos usados são:

  • cintas;
  • sacos infláveis (também chamados de bags ou dunnage);
  • emadeiramento;
  • dentes.

Há outros itens que podem ser utilizados pelas transportadoras e empresas de serviços logísticos para promover a segurança na hora de promover a fixação das mercadorias em contêineres.

Para investir em ainda mais segurança, tanto da mercadoria quanto dos profissionais envolvidos no processo de amarração em contêineres, é preciso implementar boas práticas e utilizar os melhores equipamentos.

Como funciona

Basicamente, a amarração de contêineres funciona de forma a impedir que as mercadorias sofram algum tipo de deslocamento ou sejam arremessadas para fora do container.

Ou seja, por meio de técnicas de amarração e utilização de equipamentos específicos, é possível mitigar riscos e acidentes.

Como aumentar a segurança na amarração de contêineres

Para aumentar a segurança durante a amarração de contêineres, é preciso:

Promover o treinamento da equipe

Para que a amarração seja feita de forma eficiente e com segurança, é crucial que os operadores recebam o treinamento adequado.

Por meio de qualificação, é possível mitigar dois tipos de problemas: danos à mercadoria e acidentes de trabalho.

Ou seja, é muito importante implementar treinamentos e procedimentos operacionais, os quais devem ser seguidos rigorosamente. Dessa forma, é possível:

  • facilitar os processos de carga e descarga;
  • otimizar o aproveitamento de espaço do container;
  • preservar a integridade física da carga.

Utilizar os equipamentos adequados

A amarração de contêineres depende intrinsecamente dos equipamentos e itens que são utilizados. Hoje, os equipamentos de amarração de cargas estão mais modernos, o que promove mais segurança e agilidade no momento de carga e descarga.

Nesse sentido, é altamente recomendável utilizar os equipamentos adequados para amarração de carga em container. Isso deve abranger tanto os tipos de itens (cintas, ganchos, grampos, entre outros) quanto a procedência deles.

Utilizar o método de amarração adequado

Um dos grandes riscos da amarração e transporte de cargas em contêineres é o dano às mercadorias. Trata-se de um problema que pode afetar bastante os vínculos com o cliente.

No caso, o mais recomendável é utilizar um método de amarração de contêineres que seja adequado, ou seja, que mantenha a carga fixa e que evite deslocamentos durante o trajeto.

Encontre cinta para amarração de contêineres na Polifitema

Todas essas recomendações promovem a segurança para a amarração de carga em container, mas, para evitar acidentes e prejuízos, é fundamental adquirir equipamentos e cintas de qualidade, como as fabricadas e comercializadas pela Polifitema.

A Polifitema trabalha com cintas para amarração de cargas há 30 anos e fornece cintas específicas para amarração de contêineres. Conheça os equipamentos do catálogo aqui pelo site.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×