Fábrica própria SP/BRASIL

Boas práticas durante a elevação de cargas com cinta de elevação

Boas práticas durante a elevação de cargas com cinta de elevação

Entre as boas práticas para a elevação de cargas, está o uso de cintas de elevação, a análise dos riscos e as proteções que são fundamentais para que o processo seja feito de forma adequada e com segurança.

Confira essas e outras informações e veja também onde encontrar cinta de elevação de cargas para a segurança desse tipo de trabalho.

Leia mais: Cuidados que devem ser tomados com amarração de cargas 

Cintas de elevação de carga: principais informações

A cinta de elevação de cargas é de extrema importância, principalmente por conta de sua capacidade de resistência e alta durabilidade.

Em determinados ambientes, é fundamental o uso de cinta de elevação, uma vez que seu material pode ser livre de corrosão e não prolifera chamas. Importante salientar que, para que os procedimentos sejam feitos de forma adequada, é preciso adquirir uma cinta de elevação com fornecedores de confiança e qualidade.

Riscos comuns nas atividades de elevação

Quando os conjuntos não chegam montados, o operador que for utilizar as cintas no canteiro deve prestar atenção na formação de cintas de pernas.

  • Se as cintas forem de 1.000 quilos, não é permitido somar e chegar ao resultado de 2.000 quilos. Além disso, o ângulo de abertura das pernas determina a capacidade máxima;
  • Se as pernas estiverem abertas até 45 graus, duas cintas de 1.000 quilos resistirão 70%, ou seja, a soma das duas resultará em 1.400 quilos;
  • Se as pernas estiverem de 45 a 60 graus, duas cintas de 1.000 quilos vão resistir 50% cada, resultando em 1.000 quilos.

Proteções são fundamentais na elevação

As proteções são aliadas extremamente importantes da elevação de cargas. Além de protegerem a própria cinta, elas aumentam a segurança durante o procedimento de movimentação das cargas. Os principais modelos são feitos a partir de:

  • couro;
  • poliéster;
  • PVC;
  • poliuretano.

Vantagens de utilizar as cintas de elevação Polifitema

As cintas de elevação da Polifitema trazem diversas vantagens, entre elas:

Flexibilidade

Mesmo após o uso, a cinta de elevação mantém a flexibilidade. 

Peso

A cinta é muito mais leve que outros materiais utilizados para a elevação e, ao mesmo tempo, fornece a mesma capacidade de um cabo de aço ou corrente, por exemplo.

Volume para armazenagem

A cinta de elevação é mais fácil de ser armazenada, pois pode ser dobrada e, por isso, ocupa muito menos espaço que um cabo, por exemplo.

Manutenção

A manutenção da cinta de elevação é bem mais econômica, bastando realizar a limpeza para retirar resíduos, como óleo, graxa, poeira, etc.

A lavagem pode ser feita apenas com sabão neutro, e a secagem ocorre de forma natural, à sombra.

Economia

A cinta de elevação da Polifitema é mais econômica devido à sua alta durabilidade. Além disso, ao ser utilizada de forma correta, a cinta pode evitar acidentes de trabalho, tudo isso sem machucar as mãos dos trabalhadores.

Saiba mais sobre a cinta de elevação de cargas da Polifitema

A Polifitema é especialista em cinta de elevação e outros equipamentos para elevação de carga que garantem a proteção e segurança de bens e colaboradores.

Com a cinta de elevação da Polifitema, é possível garantir que o processo de elevação e de movimentação de cargas ocorra de forma adequada e otimizada. Navegue pelo site para conhecer mais sobre os equipamentos da empresa e solicite um orçamento.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe uma resposta

×