Fábrica própria SP/BRASIL

Boas práticas durante o transporte de cargas com cinta de amarração

Boas práticas durante o transporte de cargas com cinta de amarração

A utilização de cinta de amarração é uma das boas práticas durante o transporte de cargas. Saiba por que o procedimento de amarração é fundamental para garantir a segurança do processo e evitar acidentes.

Leia também: Cuidados que devem ser tomados com a amarração de cargas

A amarração de carga e a sua importância

O principal objetivo da cinta de amarração (assim como de outros equipamentos utilizados para esse fim) é garantir que o procedimento de fixação de cargas no caminhão seja feito de forma adequada, mantendo os produtos seguros e estáveis durante toda a viagem.

Ainda que a tarefa possa parecer muito simples, requer toda a atenção e cuidado por parte dos responsáveis, o que inclui tanto a oferta de equipamentos por parte do gestor quanto o procedimento de amarração feito pelo motorista.

O que a lei brasileira diz sobre amarração de carga?

Nos últimos anos, entrou em vigor novas normas, advindas da Resolução n.º 676/17, que trouxeram alterações importantes em relação ao processo de amarração de cargas. São elas:

  • proibição de determinados pontos de amarração: fica vedada a possibilidade de fixação das amarras em peças de metal ou de madeira que estejam atreladas às partes de madeira da carroceria do caminhão;
  • proibição de cordas: as cordas ainda podem ser utilizadas no transporte, porém apenas para fixar a lona que vai sobre a carga. No mais, cabos de aço e cinta de amarração devem ser utilizados para prender os produtos uns aos outros e ao caminhão;
  • utilização de cinta de amarração e cabo de aço: os cabos e correntes de aço devem oferecer resistência mínima correspondente ao dobro do peso da carga, enquanto as cintas de amarração devem ser têxteis.

 Tipos de amarração de cargas

Os dois principais tipos de amarração de cargas são:

 Amarração vertical ou por atrito

Os equipamentos utilizados, como cinta de amarração, devem promover compressão sobre a carga, aplicada por meio de um tensionador. Dessa forma, é promovida uma força vertical para baixo, ajudando a evitar que as cargas se movimentem.

 Amarração direta

Nesse caso, como o próprio nome sugere, os equipamentos de amarração são conectados de forma direta, em quatro diferentes pontos, tanto na carga quanto na carroceria do caminhão. Ou seja, ao combinar diferentes ângulos de atrito com os cabos e cintas de amarração, cria-se a impossibilidade de a carga se deslocar. 

Dicas para um transporte seguro

Algumas dicas importantes para um transporte seguro são:

  • conte com o auxílio de empresas especializadas em cinta de amarração de cargas;
  • estude os principais tipos de amarração de cargas existentes;
  • não faça a amarração de cargas diretamente nas travessas de madeiras;
  • não utilize cordas para fazer a amarração de cargas;
  • realize a revisão do veículo de acordo com as normas.

Encontre equipamentos, como cinta de amarração de carga, com ajuda da Polifitema

A Polifitema é especialista em equipamentos, como cinta de amarração de cargas, que garantem a segurança dos produtos e do caminhão, assim como do condutor e de outros veículos que estejam na estrada.

 

Tendo em vista a importância do assunto, conte com a equipe de especialistas da Polifitema, que realizam o acompanhamento de seus clientes para entregar os melhores equipamentos e levam em consideração as necessidades, demandas e especificidades de cada caso.

 

Navegue pelo site para conferir o amplo catálogo de equipamentos e acessórios para amarração de cargas e saiba como obter ajuda e acompanhamento profissional dos especialistas da Polifitema.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×