Fábrica própria SP/BRASIL

Cinta para terminal de containers: qual a importância das cintas de elevação de carga?

Cinta para terminal de containers: qual a importância das cintas de elevação de carga?

A cinta para terminal de container é de suma importância, já que o transporte de containers segue uma série de protocolos de segurança, e os equipamentos precisam ser empregados em conformidade com as normas regulamentadoras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Quando uma embarcação chega ao porto, é preciso utilizar equipamentos para fazer a movimentação ou a elevação de cargas e containers. No caso, a cinta para terminal de container promove a segurança em ambas as operações.

Tire suas dúvidas sobre o transporte de containers e saiba a importância da cinta de elevação de cargas.

O que é um terminal de containers?

O terminal de containers é o local onde ocorre o armazenamento, estufagem (unitização) ou desova (desunitização) de cargas e a elevação/movimentação de containers para embarques e desembarques.

Esse tipo de terminal fica localizado na zona portuária, podendo ser alfandegado ou não.

O que é o transporte de containers?

O transporte de containers é uma das operações logísticas realizadas em terminais portuários, principalmente durante o escoamento das cargas.

Seja para importação ou para exportação, o transporte de containers demanda a utilização de máquinas (como guinchos), caminhões (caso seja necessário fazer transporte rodoviário de containers) e equipamentos de segurança, como a cinta de elevação de carga.

Como funciona o transporte de containers?

Quando um container precisa ser transportado, ele chega ao porto e é alocado em caminhões caso o transporte tenha de ser feito pela via terrestre.

Durante esse processo de movimentação entre a embarcação e o processo de transporte propriamente dito, os operadores utilizam veículos específicos, como muncks, bitrens, carretas, rodotrens e bugs. Aliados a um porta-container, promovem um transporte mais seguro.

Além disso, são utilizadas cintas para amarração e elevação de carga, que respeitam as normas vigentes na ABNT e reforçam a segurança da carga.

Qual a importância das cintas de elevação para o transporte de containers?

A elevação de cargas é uma atividade existente em terminais portuários e que exige uma série de protocolos de segurança, para evitar acidentes.

Ao utilizar cintas de qualidade, que sigam as normas da ABNT, promove-se uma operação de elevação de cargas muito mais eficiente e segura em portos e containers.

Vantagens da cinta de elevação de carga

  • Feita de poliéster, é muito mais leve e flexível do que outros materiais (como cabos de aço) e não demanda lubrificação, o que facilita o trabalho do operador;
  • Possui um formato que permite ao operador alternar os pontos de contato para balancear o desgaste e aumentar a vida útil do equipamento;
  • Apresenta tanta resistência quanto cabos e correntes, porém é bem mais leve, o que favorece a ergonomia durante a elevação de cargas;
  • A maleabilidade é outro ponto forte. O produto pode ser dobrado e armazenado com muito mais facilidade em relação às correntes e aos cabos de aço.

Encontre cinta para terminal de containers na Polifitema

A finalidade da cinta para terminal de container é promover a amarração, movimentação e elevação de cargas de forma mais prática e segura.

A Polifitema fabrica cintas, como as eslingas, conforme as normas da ABNT e comercializa equipamentos de segurança para a elevação de cargas e containers que precisam de transporte.

Conheça o catálogo da Polifitema aqui pelo site e saiba como adquirir cintas para terminal de container.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×