Fábrica própria SP/BRASIL

Cintas para construção civil: qual a sua importância?

Cintas para construção civil: qual a sua importância?

A cinta para construção civil é um produto largamente utilizado em obras. Entre os tipos mais utilizados, é preciso chamar a atenção para a cinta de elevação de cargas.

Desenvolvidas a partir de poliéster, as cintas de elevação de cargas para a construção civil são flexíveis e leves, promovendo resistência e alta estabilidade no transporte de materiais.

Quais cintas são utilizadas na construção civil?

Os principais tipos de cintas para elevação de cargas na construção civil são: sling, eslinga tubular, leg colorida, steel colorida, eslinga redonda, sling branca, leg branca, ring branca, steel branca, linga de corrente, band branca, entre outras.

Ao escolher a cinta de elevação de carga para construção civil, é preciso levar em consideração a Carga Máxima de Trabalho Efetiva (CMTE), que corresponde ao peso máximo que pode ser movimentado pela cinta e à forma como ela será utilizada.

Há também os parâmetros da Carga Máxima de Trabalho (CMT), que se aplica à carga máxima da cinta no modo vertical.

Como escolher a cinta?

As cintas são categorizadas de acordo com a cor. Na hora de escolher, leve em conta:

As propriedades das cintas de elevação coloridas

As cintas de elevação coloridas são confeccionadas em material de alta resistência, com olhais nas extremidades e possuem fator de segurança 7:1, ou seja, suportam até 7 vezes o peso máximo de uso indicado.

São cintas conhecidas pela facilidade de identificação, em que a capacidade de uso pode ser identificada pela cor da cinta, e também pela facilidade de manuseio.

Veja como identificar a capacidade de peso de uma cinta pela cor:

  • Cinta de elevação violeta: 1.000 kg;
  • Cinta de elevação verde: 2.000 kg;
  • Cinta de elevação amarela: 3.000 kg;
  • Cinta de elevação cinza: 4.000 kg;
  • Cinta de elevação vermelha: 5.000 kg;
  • Cinta de elevação marrom: 6.000 kg;
  • Cinta de elevação azul: 8.000 kg;
  • Cinta de elevação laranja: mais de 10.000 kg.

Os benefícios de utilizar a cinta correta

A utilização de cintas de elevação de cargas para construção civil, quando feita de forma correta, traz vários benefícios para dentro da obra, como mais segurança para os colaboradores e otimização de processos.

Por isso, é essencial ter em mãos cintas que sejam de excelente qualidade. Dessa forma, pode-se ter a confiança de usar produtos que entregam aquilo que prometem.

Entre as principais vantagens do uso de cinta de elevação de carga estão: praticidade, confiabilidade, ergonomia, durabilidade, flexibilidade e o fato de não danificarem mercadorias durante o manuseio. 

Cinta para construção civil: conheça as cintas da Polifitema

Ao adquirir uma cinta para construção civil, opte por quem tem quase 30 anos de expertise no ramo, como é o caso da Polifitema, que fabrica e comercializa cintas de elevação e amarração de carga utilizando materiais de excelente procedência e seguindo normas que promovem a segurança dentro de uma obra.

Conheça a Polifitema navegando aqui pelo site e aproveite para conferir o catálogo de produtos de cintas para construção civil.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×