Fábrica própria SP/BRASIL

Como o centro de massa e centro de gravidade influenciam a movimentação de cargas?

O centro de massa e centro de gravidade são fatores intrínsecos ao processo de movimentação de cargas de equipamentos como empilhadeiras.

Entenda o que são esses dois conceitos e por que é fundamental compreendê-los antes de realizar a movimentação de cargas.

O que é centro de massa e centro de gravidade?

O centro de gravidade é considerado o local de uma carga em que é aplicada a força peso, ou seja, onde todo o peso de um corpo pode ser encontrado.

É importante salientar que, normalmente, o centro de gravidade e o centro de massa são coincidentes, porque corpos cuja massa está distribuída de forma homogênea e possuem simetria geométrica.

Já no caso de cargas com assimetria geométrica, o centro de gravidade e o centro de massa não coincidem. Assim, é preciso utilizar cintas com comprimentos diferentes para lidar com o que os especialistas chamam de centro de gravidade deslocado.

Centro de massa e centro de gravidade: como influenciam a movimentação de cargas?

Identificar o centro de massa e centro de gravidade é fundamental no processo de movimentação de cargas, para que o processo seja feito com segurança, mitigando o risco de tombamento dos materiais.

É pertinente salientar que a maioria dos acidentes em locais onde ocorre a movimentação de cargas é decorrente justamente da queda desses materiais.

Nesse sentido, saber o centro de massa e centro de gravidade pode reduzir drasticamente as chances de acidentes. Para que a movimentação seja feita com segurança, é preciso estar atento a alguns fatores:

  • A carga e o centro de gravidade (e de massa) devem ser compatíveis com a capacidade do equipamento a ser utilizado para a movimentação;
  • O local deve ser isolado, permitindo apenas o acesso de pessoas autorizadas;
  • No caso de se utilizar guindastes, é importante que seja um aterrado ou com alguma proteção contra descargas atmosféricas;
  • O equipamento para movimentação de carga deve corresponder às etapas de manutenção cabíveis;
  • O risco de tombamento da carga deve ser considerado, caso não se saiba o centro de massa e centro de gravidade;
  • Os acessórios, como cintas, devem estar dimensionados corretamente;
  • A velocidade do vento deve ser considerada antes mesmo de o material ser içado.

 Equipamentos utilizados na movimentação de cargas 

Alguns dos principais equipamentos utilizados na movimentação de cargas são:

Ponte rolante

A ponte rolante é um equipamento de elevação e movimentação de cargas muito utilizado para produtos de difícil movimentação manual.

É desenvolvida para suportar diferentes pesos, composta de viga, carro e talha em uma estrutura metálica horizontal.

Guindaste

O guindaste é um equipamento de movimentação e elevação de cargas pensado para cargas mais pesadas. Sua capacidade depende do modelo.

O equipamento é composto de uma torre com roldanas e cabos. Costuma ser bastante utilizado na indústria e na construção civil.

Talha

A talha, por sua vez, é um equipamento para levantar ou arrastar materiais pesados. Seu mecanismo funciona a partir de dois sistemas de polia, um móvel e um fixo.

Esses sistemas ficam dentro de uma caixa de metal, em que também se encontram ganchos de aço fixados e mecanismos de amortecimento. 

Confira outros equipamentos para a movimentação de cargas

Esses são apenas alguns exemplos de equipamentos para movimentação de cargas que estão disponíveis na Polifitema.

Aqui no site, você pode ter acesso a informações sobre esses e outros equipamentos utilizados para uma movimentação adequada e segura.

Faça o download do nosso catálogo e confira!



×