Fábrica própria SP/BRASIL

Como deixar a movimentação de cargas mais eficiente?

No Brasil, cerca de 75% dos produtos e mercadorias tem escoamento pela via rodoviária, é o que indica pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral. Isso significa que grande parte da distribuição e abastecimento de cargas no país é efetuada por veículos terrestres, exigindo eficiência logística e operacional na movimentação de cargas.

Sendo assim, confira o que reservamos para você neste conteúdo e entenda mais sobre o assunto, para que a movimentação de cargas seja mais eficiente, com práticas que podem ser implementadas no cotidiano das operações. Acompanhe!

O que é a movimentação de carga?

A movimentação de carga é o processo de içamento ou transporte de produtos utilizado na otimização de armazenamento, bem como no momento da saída de mercadorias do produtor para o destinatário ou de entrega para o consumidor final.

Para que a movimentação seja feita, são usadas técnicas, equipamentos e máquinas que possibilitam movimentar mesmo as cargas de maior peso ou complexidade.

Como deixar a movimentação de cargas mais eficiente?

Quando as cargas são movimentadas de maneira eficiente, as empresas obtêm diversos benefícios, desde maior agilidade no processo de entrega de produtos e economia até maior produtividade e melhoria na experiência do cliente.

Algumas etapas importantes contribuem para uma gestão logística de qualidade e para uma movimentação de cargas otimizada.

Planejamento e metas claras

Na logística, organização é fundamental, com um bom planejamento e metas definidas.

No planejamento, os objetivos devem ser definidos, para que o gestor consiga saber quais são as técnicas e ações que devem ser empregadas, bem como os equipamentos necessários.

Alguns exemplos de metas que podem ser incluídas no planejamento são:

  • Redução de custos;
  • Redução de tempo;
  • Redução de gastos de combustível;
  • Processos bem-definidos.

Outro aspecto é ter processos bem-definidos, para que todos os colaboradores possam ter certeza de que estão trabalhando corretamente. Para isso, deve haver um plano conciso de ação, para que os profissionais consultarem com frequência.

Investimento em sistemas de gestão informatizados

Mais um ponto crucial para deixar a movimentação de cargas mais eficiente é ter investimento em sistemas informatizados de gestão. Com ferramentas tecnológicas, é possível automatizar diversas tarefas e ter informações muito mais precisas para a realização da gestão.

Como resultado, os recursos humanos podem ser empregados com maior foco nas tarefas estratégicas, sem perderem tempo com etapas e processos que poderiam ser feitos de forma automática.

Capacitação dos colaboradores

Capacitar os colaboradores também tem influência no nível de eficiência da movimentação de cargas. Todos os profissionais envolvidos nas operações devem ser treinados, para que estejam bem-familiarizados com técnicas, padrões, ferramentas e procedimentos usados.

Assim, executam o trabalho com menos taxa de erro, com maior segurança e, consequentemente, com redução da necessidade de retrabalho, que é algo que interfere diretamente na eficiência do setor.

Portanto, todas essas práticas, se aplicadas, contribuem para deixar a movimentação de cargas mais eficiente, e o trabalho de abastecimento e distribuição de cargas pelo país, muito mais fluido e dinâmico.

Conheça os produtos para movimentação de carga que a Polifitema disponibiliza e invista no seu negócio!



×