Fábrica própria SP/BRASIL

Como organizar a carga dentro do caminhão

Como organizar a carga dentro do caminhão

As longas viagens de caminhão demandam que o motorista conheça regras de trânsito e questões relacionadas à manutenção do veículo, mas algo que não pode ser menosprezado é a organização da carga dentro do caminhão.

Saiba a importância de organizar carga, como isso deve ser feito e quais os riscos de não distribuir os itens corretamente.

Importância de organizar carga dentro do caminhão

A organização da carga nos caminhões é determinante para que preserve a integridade, do começo ao final do trajeto. Quando bem distribuídos no container, os produtos e materiais transportados evitam o risco de deterioração, multas por excesso de peso, desgastes nos pneus, problemas de estabilidade e outras situações semelhantes.

Dessa forma, é muito importante que o caminhoneiro acompanhe a colocação da carga no caminhão e conheça as melhores formas de fazer a alocação na carroceria.

A melhor forma de fazer a distribuição de carga

Para distribuir a carga de forma correta e ter uma viagem mais segura, é preciso começar a colocação dos itens de trás para frente, ou seja, o processo de distribuição deve ser iniciado no eixo traseiro do caminhão, para que seja mais fácil visualizar o espaço disponível no veículo.

As cargas mais pesadas precisam de uma atenção redobrada e devem ser colocadas horizontalmente no container. Isso vale para painéis, ripas e postes, por exemplo. Assim, esses itens têm o peso distribuído em um espaço maior, fazendo com que o veículo tenha mais estabilidade.

Por fim, caso o caminhão transporte líquidos em um tanque, o mais recomendado é não deixar espaço sobrando dentro do reservatório. Caso haja espaço com sobra, é possível que o líquido se movimente durante o transporte, causando riscos para a carroceria.

Quais os riscos de não fazer a distribuição de forma correta?

Como dito anteriormente, caso a distribuição não seja feita de forma correta, é possível que o limite de peso do caminhão seja ultrapassado. Isso gera uma multa de mais de R$ 130,00, além de um valor cobrado pelo peso excedido.

Outro problema grave, que pode acometer o caminhão com a carga mal colocada é a redução da sua capacidade de frenagem. Caso o peso seja excedido, os freios podem ficar sobrecarregados e não funcionarem corretamente.

Além disso, caso a distribuição dos itens seja feita incorretamente, é possível que uma ou mais rodas do caminhão tenham de suportar um maior peso, o que gera um desgaste maior nos pneus e faz com que a durabilidade seja reduzida.

Importância da cinta de amarração de carga 

A amarração de carga permite que os itens transportados fiquem seguros dentro do caminhão. Atualmente, o uso de cordas para essa finalidade é proibido pela Resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com isso, as cintas de amarração de carga em container se tornaram a opção de maior custo-benefício para fazer a amarração.

Para organizar carga do seu caminhão corretamente, a Polifitema oferece cintas e catracas, correntes de amarração grau 8, Super Poli Cinta, Cinta Poli Lash e redes de contenção de cargas.

Continue no site da Polifitema para entrar em contato conosco e fazer um orçamento. Se preferir, baixe o nosso catálogo de produtos para conhecer as opções disponíveis!

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×