Fábrica própria SP/BRASIL

Conheça mais sobre os produtos da Polifitema e as normas ABNT

Conheça mais sobre os produtos da Polifitema e as normas ABNT

As normas ABNT são muito importantes para promover um nível de segurança elevado nas operações de elevação e movimentação de cargas.

Basicamente, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) regulamenta normas que devem ser observadas em prol das boas práticas de segurança no local de trabalho e que definem requisitos mínimos e recomendações para o uso de cintas de movimentação e elevação de cargas.

Entenda o que são, de fato, as normas ABNT, por que elas devem ser respeitadas e como funciona a NR 35.

O que são as normas ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) nasceu em 1940 em decorrência da necessidade de regulamentos mais rígidos e coniventes com um local de trabalho seguro para bens e colaboradores.

A entidade não possui fins lucrativos e tem parcerias com organizações brasileiras e internacionais visando estabelecer normas que ajudem os mais diversos setores de produção, assim como de trabalhos acadêmicos e científicos.

Como exemplo, podemos citar a norma técnica da ABNT NBR-15637, que rege quais critérios devem ser seguidos para a utilização de cintas de elevação de cargas e deixa claro que é de obrigatoriedade da fabricante de cintas facilitar a identificação de capacidade de peso máximo a partir da cor e da etiqueta do produto.

Por que seguir as normas ABNT?

As normas ABNT existem para padronizar a fabricação de produtos, assim como a realização de processos, e atestam um padrão de qualidade.

Ao seguir as normas ABNT, evitam-se erros de padronização e riscos à segurança e à saúde de colaboradores e outras pessoas que estejam em um ambiente onde ocorre elevação de cargas, por exemplo.

Além disso, as normas ABNT orientam a fabricação dos materiais que são utilizados para elevação e movimentação de cargas, como cintas e equipamentos em geral.

Então, pode-se dizer que as normas ABNT são importantes tanto para a fabricação de equipamentos (como as cintas) quanto para a prática de determinados trabalhos (como a elevação de cargas).

A NR 35 no trabalho em altura

Além das normas de fabricação de equipamentos e de realização de processos, há outras que se dedicam à segurança do trabalhador, especificamente.

A NR 35 é uma norma regulamentadora que foi criada visando desenvolver regras de proteção obrigatórias, de forma que a integridade física do colaborador não fique em risco.

Os requisitos de trabalho dizem respeito a quem trabalha com altura e podem ser separados em organização, planejamento e execução dos procedimentos.

Alguns dos principais tópicos presentes na NR 35 dizem respeito a uma análise de risco que observa:

  • o isolamento do local onde será realizado o serviço;
  • a verificação do local;
  • as condições meteorológicas e outras possíveis adversidades climáticas;
  • o planejamento de resgate e primeiros socorros;
  • os possíveis riscos de queda de materiais e ferramentas.

Conheça os produtos da Polifitema fabricados a partir de normas ABNT 

As normas ABNT são muito importantes para promover a qualidade e a segurança na fabricação de equipamentos, como cintas para elevação de cargas, na realização de serviços e no bem-estar dos colaboradores.

A Polifitema respeita as normas técnicas ABNT e oferece equipamentos seguros para trabalho em altura, movimentação, amarração e elevação de cargas.

Conheça os produtos e equipamentos da Polifitema aqui pelo site. Todos eles possuem certificação NBR.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×