Fábrica própria SP/BRASIL

Dicas para a movimentação de cargas na construção civil

Dicas para a movimentação de cargas na construção civil

A movimentação de cargas na construção civil é um ponto de muita atenção, já que, quando feita de forma inadequada, pode causar incidentes e prejuízos.

É preciso seguir normas de segurança, boas práticas e utilizar equipamentos de amarração e movimentação de cargas de qualidade.

Acompanhe as principais dicas da Polifitema para promover a movimentação de cargas na construção civil com mais segurança.

Norma para movimentação de cargas na construção civil

A Norma Regulamentadora (RN) 11 foi elaborada para que empresas privadas e públicas se norteiem na hora de realizar o transporte e a movimentação de cargas na construção civil. Acompanhe os principais pontos:

  • Garantir que os equipamentos utilizados para a movimentação de cargas estejam de acordo com as determinações de manutenção e operação;
  • Estar a par de todos os protocolos de evacuação no caso de incêndios;
  • Assegurar que a movimentação de cargas seja realizada por profissionais habilitados;
  • Determinar que todos os operadores da obra estejam utilizando seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • Isolar a área de acordo com as normas vigentes antes de fazer a movimentação de cargas.

A NR 11 ainda elenca os requisitos obrigatórios para determinadas atividades, como:

  • Armazenamento de materiais;
  • Operação de guindastes, máquinas transportadoras, elevadores e transportes industriais;
  • Movimentação, manuseio e armazenagem de chapas de mármore, granito e outras rochas;
  • Transporte de sacas.

Principais riscos em movimentação de cargas na construção civil

Riscos no uso de lingas de cabo de aço

Esses equipamentos são amplamente utilizados na construção civil, principalmente, por apresentarem alta resistência a elementos abrasivos e facilidade de manuseio.

Entretanto, é fundamental que seja feita a inspeção regular dessas lingas, aferindo o estado do material (se há danos que podem causar riscos), sempre antes de cada utilização.

Os danos às lingas costumam ser bem visíveis, como exposição da alma do cabo, amassamentos, rachaduras nas presilhas, ruptura de arames ou falta de identificação.

Riscos no uso de cintas de elevação e movimentação de cargas

As cintas de elevação e movimentação de carga promovem a contenção de produtos visando a um transporte mais seguro.

Se utilizadas incorretamente, podem causar acidentes e prejuízos financeiros, por isso é fundamental realizar a inspeção das cintas.

A inspeção visual é a mais eficiente e garante que os operadores na construção civil sigam princípios básicos de segurança.

Verifique danos por desgaste nas costuras (dentro dos olhais, principalmente), por abrasão, cortes laterais e desfiações.

Tipos de equipamentos nas movimentações de cargas

Há diversos equipamentos utilizados na movimentação de cargas na construção civil. Entre eles, é possível destacar:

Empilhadeira

A empilhadeira é um equipamento muito importante para a movimentação de carga e materiais na construção civil.

Com ela, os materiais podem ser movimentados tanto na vertical quanto na horizontal. Além de ter uma alta capacidade de carga, também pode transportar pallets.

A empilhadeira é considerada um veículo industrial e, na construção civil, pode atender a necessidades específicas, superando rampas e curvas com estabilidade estática, por exemplo.

Comboios

Os comboios são excelentes para realizar trabalhos específicos na construção civil, como o reboco de vagonetas. São considerados uma solução econômica e de grande capacidade de transporte.

Pórticos

Para movimentar cargas muito pesadas de forma eficiente e segura, os pórticos são equipamentos ideais, principalmente, em áreas de armazenagem de materiais de construção civil.

Dicas para a movimentação de cargas na construção civil

Confira algumas dicas importantes para promover uma movimentação de cargas mais segura na construção civil:

  • A amarração de carga deve ser sempre verificada antes de dar início à movimentação. Esse hábito ajuda a mitigar acidentes;
  • Os materiais devem ser bem acomodados antes mesmo de realizar a contenção e amarração das cargas visando preencher espaços vazios para evitar movimentação indevida ou quedas;
  • Os espaços vazios entre as cargas podem ser preenchidos com materiais específicos, como sacos infláveis;
  • A amarração de cargas deve ser feita considerando a presença de possíveis bordas afiadas;
  • A melhor técnica de amarração para movimentação de cargas deve levar em conta uma variedade de fatores, como o peso e a forma como os materiais serão transportados.

Encontre equipamentos de segurança para movimentação de cargas na construção civil

A Polifitema é especialista em equipamentos para movimentação de cargas na construção civil. Pelo site, você consegue acessar o catálogo com todas as opções de cintas, correntes e acessórios.

Navegue pelo site e entre em contato para obter mais informações.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas



×