Fábrica própria SP/BRASIL

É possível se prevenir contra as adversidades no ambiente de trabalho?

Independe do ramo da profissão, quando estamos no nosso trabalho vez ou outra nos deparamos com alguma situação que coloca em risco nossa integridade. Essas situações poderiam ter sido evitadas se alguns conceitos e regras de segurança estivessem sido colocados em prática.

Adversidades sempre existirão em ambientes de trabalho, mas é possível se prevenir. Prevenção sempre será a melhor solução.

É relevante ressaltar que o número de acidentes no trabalho é crescente a cada ano, e dependendo do ramo da profissão ele se torna mais eminente de acontecer. Como por exemplo em industrias, obras civis e lugares que o manuseio de maquinas é grande. E por isso é importante está atento ao uso de equipamentos de segurança.

Dicas para prevenir adversidades no ambiente de trabalho

Fique atento a essas dicas, e deixa sua jornada de trabalho ainda mais segura e sem empecilhos.

  • Equipamentos adequados: é fundamental para evitar acidentes e adversidades no trabalho fazer o uso de equipamentos de proteção em sua jornada. O equipamento vai depender da função exercida pelo trabalhador dentro da empresa. 
  • Informe incidentes imediatamente: sempre que um problema acontecer, a primeira atitude a ser tomada é informar aos seus superiores sobre o ocorrido. Isso irá prevenir futuros acidentes, e pode evitar agravar a situação, diminuindo assim o desgaste do funcionário atingido, pois o mesmo contará com o apoio para corrigir o problema causado pelo incidente. 
  • Cuidado com a pressa: muitos acidentes acontecem pela falta de atenção dos funcionários ao realizarem tarefas sobre determinada pressão. Por não está com a devida atenção voltada para a tarefa desenvolvida, o risco de acidente aumenta. Além da realização de um trabalho sem qualidade devido a pressa e a falta de atenção. 
  • Execução de atividades soltas: realizar atividades que você não está habituado, é sim um problema. Evite executar atividades ou tarefas que seja inexperiente, é preciso ter algum conhecimento sobre o que vai fazer. É importante seguir as orientações, e assim se prevenir de futuros acidentes.

 A importância da conscientização do uso de equipamentos de proteção

A conscientização dos funcionários em usar os equipamentos de proteção é um desafio enfrentado em muitas empresas. Muitos se sentem desconfortáveis e obrigados a usar. É preciso saber estimular o funcionário a fazer uso do equipamento, para sua própria proteção.

Esses equipamentos são conhecidos como EPIs, equipamentos de proteção individual. O uso do EPI é essencial para preservar a saúde e garantir a proteção do trabalhador, evitando qualquer consequência que possa ser gerada em casos de acidentes de trabalho.

Esse equipamento tem um papel muito importante, pois ele que vai proteger individualmente o profissional, reduzindo qualquer risco que ele possa estar exposto. O uso do equipamento é determinado pela norma chamada NR 6, essa norma estabelece que os EPIs sejam fornecidos gratuitamente aos funcionários para a realização de duas funções dentro da empresa.

A empresa se beneficiará e os funcionário também, pois estará protegido. É essencial ter essa consciência para justamente poder exercer um trabalho da melhor forma possível e está apto e sempre oferecer um serviço de qualidade através de métodos que lhes preservem a integridade.

Adquira EPIs pela internet com a Polifitema

Na Polifitema sua empresa encontra todos os equipamentos para a proteção individual do trabalhador. Adquira equipamentos de extrema qualidade, e garanta a integridade do seu funcionário.

Acesse o blog e entenda melhor como conscientizar seus funcionários sobre o uso e a importância dos EPIs.

 



Deixe um comentário

×