Fábrica própria SP/BRASIL

Entenda o que é o Plano de Rigging e a importância na movimentação de carga

O Plano de Rigging é muito importante para promover segurança e eficiência a operações como a movimentação de cargas.

Em algum momento, sua empresa precisará de um planejamento de movimentação de carga feito especificamente conforme as nuances do trabalho, e é aí que o Plano de Rigging é colocado em prática.

Entenda como funciona, a importância e quais são as normas para elaboração.

O que é Plano de Rigging e para que serve?

Basicamente, o Plano de Rigging pode ser considerado um documento feito para auxiliar processos envolvendo a movimentação de carga por guindastes móveis.

Nesse sentido, o principal objetivo é otimizar os recursos utilizados na operação, ao determinar cada etapa com exatidão.

O Plano de Rigging pode auxiliar os operadores a planejar e simular todo o processo de movimentação de carga.

Para isso, é feito um estudo da carga a ser içada, das condições meteorológicas e do solo, assim como dos equipamentos e acessórios que serão utilizados.

Importância do plano de movimentação de cargas

O plano de movimentação de cargas possibilita aos operadores otimizar os recursos e o tempo de trabalho, ajudando também na mitigação de riscos de acidentes e prejuízos.

Com base no estudo feito no Plano de Rigging, podem-se determinar quais gruas, guindastes e amarrações são mais adequadas, para que o processo ocorra de forma segura e otimizada.

Dessa forma, é possível projetar potenciais interferências e obstáculos presentes na extensão do perímetro onde ocorrerá a operação, assim como interferências subterrâneas e tangenciar a melhor solução para o içamento e movimentação de cargas.

Normas para a elaboração do plano rigging

A Norma Regulamentadora (NR) 18 conta com o item 18.14.24.17, que especifica a obrigatoriedade de apresentação de um plano de movimentação de cargas envolvendo guindastes e gruas (guindastes de torre).

Na NR 12, por sua vez, é citado o profissional Rigger como o responsável pelo desenvolvimento de um plano de movimentação de cargas, conforme previsto no item 12.138.

Em suma: não há uma exigência legal de elaboração do Plano de Rigging, mas, ao seguir todos os requisitos de segurança operacional, fica evidente o quanto é crucial na movimentação de cargas com guindastes.

Importante destacar a presença de um especialista na realização do Plano de Rigging e na avaliação da complexidade da operação. É preciso analisar uma série de fatores e variáveis, para determinar o planejamento de movimentação de carga.

Riscos de não elaborar um plano de movimentação de cargas

Negligenciar o Plano de Rigging representa diversos riscos à operação, pela utilização inadequada de equipamentos para a fixação de cargas, ausência de verificação de cabos de energia elétrica próximos ao local, assim como uma análise incorreta da aplicação do guindaste no solo.

Plano de rigging: encontre equipamentos para movimentação de carga na Polifitema

A Polifitema é uma fabricante de equipamentos para movimentação de carga que ajuda a promover a segurança das etapas e a otimização dos recursos, no Plano de Rigging.

Aqui no site, você pode conferir mais informações sobre os equipamentos fabricados e fornecidos pela Polifitema, assim como baixar o catálogo completo.



×