Fábrica própria SP/BRASIL

Guia prático para evitar acidentes em atividades de elevação de carga

Guia prático para evitar acidentes em atividades de elevação de carga

Durante o processo de elevação de carga, existem diversos riscos que podem acontecer e causar danos à integridade da carga, como também colocar em risco a vida dos condutores. Levando isso em consideração, o processo de elevação é sempre um fator de preocupação para todos os envolvidos durante a execução da tarefa. Com isso em mente, alguns pontos devem ser anotados para garantir a segurança do processo. Confira!

Estado dos equipamentos

Uma elevação segura está diretamente ligada a um bom estado dos equipamentos. As principais ferramentas utilizadas durante o içamento precisam ser devidamente verificadas, assim como também a conservação do maquinário.

Além disso, os equipamentos precisam estar adequados para a utilização e, para isso, é necessário que eles sejam analisados tecnicamente. Outro ponto essencial é garantir a realização de uma manutenção preventiva para evitar possíveis transtornos, como, por exemplo, o desgaste de algum item. 

Os equipamentos utilizados são protagonistas para um desempenho seguro. Para isso, o ideal é também fazer um checklist antes de utilizar tais equipamentos, no intuito de comprovar suas boas condições de uso. Além disso, é recomendado também não exceder a capacidade máxima indicada de cada um deles.

Utilização de EPI’s e EPC’s

A utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI ‘s) é importante no momento de elevação de carga. Itens como o capacete de segurança com jugular e óculos de proteção, por exemplo, garantem a integridade dos trabalhadores envolvidos na tarefa. 

Além disso, também se faz necessária a utilização de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC ‘s), como fitas zebradas e a devida sinalização da área de trabalho. É importante, além de sinalizar, isolar a área de execução do içamento, a fim de evitar a circulação de outras pessoas não envolvidas.

Área de execução

Em relação ao local onde será realizado o içamento, além da sinalização e isolamento, é recomendado também evitar que seja feito próximo às redes elétricas. Porém, caso seja identificada a necessidade de elevação, deve-se desenergizar e bloquear as redes próximas à área.

Outras dicas importantes 

Além de levar em consideração o estado dos itens, a utilização de equipamentos de segurança e a área de execução da tarefa, outros pontos também merecem atenção na hora de realizar a elevação de carga. São eles: 

  • Não permitir a permanência de pessoas embaixo de cargas já elevadas;
  • Ao notar algo fora do comum, a operação deve ser suspensa;
  • As condições climáticas devem ser levadas em consideração;
  • Os operadores devem ser devidamente treinados, bem como os outros profissionais envolvidos.

Dessa forma, além de estar atento aos guias de orientação sobre uma elevação de carga segura, é preciso também investir em empresas que forneçam equipamentos de qualidade para a realização do içamento. 

A Polifitema, por exemplo, é uma fornecedora especialista em materiais de elevação de carga e mais uma aliada a uma elevação segura, evitando danos tanto à carga quanto à integridade física dos envolvidos. A empresa é especialista em componentes para movimentação de cargas e trabalha também com equipamentos de segurança para trabalhos em altura, como cintos e talabartes, por exemplo.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe uma resposta

×