Fábrica própria SP/BRASIL

Fitas tubulares e planas: entenda para que servem e veja seus usos

Fitas tubulares e planas: entenda para que servem e veja seus usos

Entenda o funcionamento da fita plana e da fita tubular, para que servem e quais são os principais usos.

As fitas planas e tubulares são muito utilizadas na elevação e movimentação de cargas, sendo recomendadas para substituir correntes e cabos de aço (materiais mais rígidos e pesados).

Quais são as características das fitas tubulares e planas?

As fitas tubulares e planas podem substituir correntes e cabos de aço durante a movimentação ou elevação de cargas.

Por serem fabricadas a partir de um material maleável (poliéster), viabilizam a elevação e movimentação de cargas sem causar danos. Apresentam material que garante alta flexibilidade e resistência.

Em relação aos modelos tubulares, eles são envolvidos por uma capa de proteção, e seu núcleo possui mais filamentos, garantindo maior capacidade de carga. Para uma maior durabilidade, é possível solicitar o modelo em capa dupla, aumentando assim sua vida útil.

Principais características

As principais características das fitas são:

  • Alta capacidade de movimentação de cargas;
  • Alta resistência à exposição de agentes externos, como calor, umidade, abrasão e envelhecimento;
  • Boa resistência a produtos químicos e radiação ultravioleta;
  • Flexibilidade;
  • Fácil manutenção;
  • Material 100% poliéster.

Em qual situação devo utilizar fitas tubulares ou planas?

A fita tubular e a fita plana são largamente utilizadas em linhas de produção de fábricas ou para a movimentação de cargas.

É importante ressaltar que, na movimentação de cargas mais pesadas que 10 toneladas, a fita tubular é mais vantajosa do que a fita plana, uma vez que seu núcleo é constituído por filamentos que a torna mais resistente, com mais versatilidade e estruturação.

Por que utilizar fitas tubulares e planas ao invés de correntes ou cabos de aço?

Uma das grandes vantagens das fitas diz respeito ao peso. Cabos de aço e correntes podem ser bem mais pesados conforme a capacidade das lingas, enquanto as fitas suportam bastante carga sem abdicar da leveza.

Outra grande vantagem diz respeito à inspeção a que os equipamentos são submetidos para garantir a obediência às normas. Ocorre que, em uma corrente, é necessária uma análise bem minuciosa de todos os elos e componentes, como líquido penetrante e respectivos dimensionais.

O cabo de aço, por sua vez, tende a apresentar problemas de dentro para fora, o que pode representar problemas e riscos preocupantes acerca da segurança da movimentação de cargas.

As fitas planas e tubulares, por outro lado, também envolvem inspeções, porém de forma mais simples, apenas com a inspeção visual, geralmente, o que facilita o trabalho dos usuários.

Saiba mais sobre fita plana e fita tubular, para que servem e onde encontrá-las

Entender mais sobre fita plana e fita tubular, para que servem, como escolher o equipamento adequado e onde encontrar fitas e cintas é algo que você pode descobrir com o auxílio da Polifitema.

Somos especialistas em equipamentos e acessórios, como fita plana e fita tubular, e fabricamos todos os nossos produtos seguindo as normas estabelecidas, garantindo a qualidade e a segurança de tudo o que é entregue aos nossos clientes.

Navegue pelo site e confira o catálogo de fita plana e fita tubular para elevação e movimentação de cargas.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×