Fábrica própria SP/BRASIL

Guia prático para amarração de cargas de forma segura

Guia prático para amarração de cargas de forma segura

A amarração de cargas, por meio da utilização de equipamentos como a catraca fixa, é fundamental para garantir a qualidade e a segurança do transporte de mercadorias.

Saiba quais são os principais tipos de amarração e como fixar cargas de forma mais segura.

Leia mais: Os desafios do transporte de cargas pesadas

O que é a amarração de cargas e como ela é crucial para as atividades

A amarração de cargas, como o próprio nome sugere, é o processo pelo qual cargas são fixadas na carroceria de caminhões, permanecendo estáveis durante toda a viagem.

O processo de amarração é fundamental para proteger cargas em caso de curvas acentuadas ou freadas abruptas, além de garantir a estabilidade do equilíbrio do caminhão.

Os principais tipos de amarração

Fixação direta com dispositivos de fixação: a carga é fixada na carroceria ou na estrutura do caminhão por meio de ganchos fixados ao chassi. Costuma ser o tipo de fixação mais utilizado para blocos de materiais pesados e máquinas. Importante: a carroceria deve estar bem-estruturada, já que os pontos de apoio ficam sob bastante tensão.

Fixação direta em contenedores específicos: a carga, nesse caso, é fixada por meio da própria estrutura do caminhão, que já foi fabricada para atender a essa demanda. Esse tipo de amarração é muito utilizado em tanques e carrocerias basculantes.

Fixação direta por meio de bloqueadores: esse tipo de fixação é bastante comum. A carga é fixada diretamente na carroceria tanto pelo painel dianteiro quanto pelo traseiro e pelas grades laterais.

Fixação envolvente (tie-down): nesse tipo de amarração, a carga é fixada de forma a ser forçada contra o piso da carroceria. Ao aumentar o atrito entre encomendas e o caminhão, a mercadoria permanece presa e não desliza.

Dicas para uma amarração segura

A amarração adequada na estrada

Para uma amarração adequada, é preciso ficar atento aos seguintes passos:

  • Respeitar as normas para fixação de cargas;
  • Elaborar um planejamento;
  • Utilizar materiais de qualidade;
  • Distribuir bem a carga;
  • Conhecer os diferentes tipos de amarração de cargas.

Utilizar catraca fixa adequadamente

A catraca fixa é um equipamento que visa promover mais estabilidade à carga. Ao suportar a massa carregada, a catraca fixa faz com que o peso seja revertido para tensionar as cintas responsáveis pela sustentação.

Por isso, a catraca fixa é considerada um equipamento fundamental para que a carga seja bem-amarrada e fixada durante o transporte rodoviário, mitigando riscos e garantindo mais segurança.

Encontre catraca fixa para caminhão na Polifitema

A catraca fixa para caminhão é um item fundamental no processo de amarração e fixação de cargas para transporte rodoviário. Para garantir a máxima segurança no processo, é preciso contar com componentes fornecidos por empresa especializada em movimentação de cargas, como a Polifitema.

A Polifitema trabalha com equipamentos para fixação, amarração e movimentação de cargas, além de itens de segurança para trabalho em altura, como cintas e ganchos.

Pela Polifitema, é possível adquirir todo o tipo de equipamentos para içamento de cargas e, assim, garantir que a movimentação de cargas aconteça conforme o planejado. A equipe da Polifitema ainda disponibiliza equipamentos de proteção individual (EPIs) para que os colaboradores estejam aptos à realização de trabalhos que envolvam riscos.

Navegue pelo site para conhecer o catálogo de equipamentos para a movimentação de cargas, como a catraca fixa, e entre em contato para receber mais informações.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe uma resposta

×