Fábrica própria SP/BRASIL

Içamento de cargas: como elevar a qualidade e segurança nas atividades

Içamento de cargas: como elevar a qualidade e segurança nas atividades

Saiba como aumentar a segurança durante o içamento de cargas e onde encontrar equipamentos, como cinta elevação, com auxílio da Polifitema.

O içamento de cargas pode ser considerado uma atividade de riscos, sendo o principal deles uma possível queda (da carga ou do guindaste). Para evitar acidentes e potencializar a segurança, é preciso adotar algumas práticas, como o uso de cinta para elevação.

Acompanhe as principais dicas para segurança durante o içamento de cargas e veja onde encontrar os melhores equipamentos do mercado com a Polifitema.

Leia também: Otimizando o transporte de cargas: 5 dicas essenciais

Como elevar a segurança e diminuir o risco de acidentes em içamento de cargas

Primeiro passo: planejamento

O planejamento é fundamental para que os processos sejam bem definidos e alinhados com toda a equipe, lembrando que no içamento de cargas não se admite erros e negligências durante a operação.

Ou seja, as equipes não podem burlar os protocolos e muito menos deixar de utilizar todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – que são obrigatórios.

O grupo de profissionais envolvidos deve ser composto por pessoas responsáveis pelo planejamento, assim como supervisores, auxiliares e os próprios operadores dos equipamentos de içamento de cargas.

Dicas de segurança para o içamento de cargas


Fazer uso de EPIs

Operar máquinas e guindastes para içamento de cargas exige a utilização de diversos EPIs, como: óculos de proteção, capacete de segurança, sapatos de segurança, protetor auricular e luvas de lona.

Fazer uso de equipamentos de proteção coletivos

Além dos EPIs, há também os equipamentos de proteção coletivos, tão importantes quanto. Trata-se de telas, fitas zebradas, cones, sinalização adequada, barreiras e outras ferramentas que podem proteger e informar os civis quanto às atividades que estão sendo realizadas no local.

Garantir que os equipamentos estejam em bom estado

O estado de conservação do maquinário e dos equipamentos deve ser verificado muito antes do processo de içamento. Para isso, é fundamental seguir o cronograma de manutenção preventiva, de acordo com as orientações de um profissional.

Realizar o treinamento da equipe

O treinamento de equipe é fundamental para evitar acidentes no ambiente de trabalho. Apenas com uma equipe bem treinada é possível realizar o içamento de cargas de forma segura.

Permitir que apenas operários treinados realizem o içamento de cargas

É fundamental que a empresa saiba designar a responsabilidade do içamento de cargas a profissionais devidamente treinados, que saibam como proceder para evitar acidentes e lidar com situações de risco. 

Dicas para içamentos com guindaste

Procedimentos de içamento de cargas com guindaste são considerados de risco e demandam seriedade de toda a empresa responsável.

Devido ao elevado risco, é preciso que todos sejam devidamente treinados, respeitem o protocolo de segurança e utilizem todos os equipamentos intrínsecos ao processo, como cinta para elevação.

No mais, algumas dicas para içamentos com guindaste são:

  • Manter todos os equipamentos sob manutenção preventiva, utilizando-os apenas se estiverem em perfeito estado;
  • Isolar e sinalizar a área em que será feito o içamento de cargas (civis devem ser mantidos distante do raio de operação);
  • Apenas pessoas autorizadas podem operar guindastes, empilhadeiras e pontes rolantes;
  • Estudar o tipo de carga que será içado, considerando informações como peso, centro de gravidade e dimensões.

Cinta elevação e outros equipamentos para içamento de cargas estão na Polifitema

A cinta elevação é um dos equipamentos utilizados durante o içamento de cargas, e assim como todos os outros, deve ser de procedência segura e confiável. Para adquirir cintas, ganchos, cabos e outros elementos para trabalhar com cargas, conte com a Polifitema, empresa especialista no segmento há quase 30 anos.

Navegue pelo site e faça um orçamento para a cinta elevação de içamento de cargas.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×