Fábrica própria SP/BRASIL

Lidando com o caminhão em descidas de serra

Lidando com o caminhão em descidas de serra

Um caminhão passa por longos trajetos durante as viagens de frete. Os carregamentos são os mais diversos possíveis, mas os cuidados não variam tanto de caminhão para caminhão. Dessa forma, o ideal é que o profissional que dirige o veículo tenha o conhecimento necessário, do básico até o mais avançado, para situações específicas.

Veja, neste post, os cuidados básicos para dirigir um caminhão na estrada e, principalmente, em descidas na serra. Além disso, entenda quais são os equipamentos mais importantes, como a catraca móvel 50 mm, para fazer esse tipo de trajeto. Acompanhe!

Cuidados necessários ao lidar com um caminhão

Em um primeiro momento, podemos citar os cuidados com a manutenção do veículo. É preciso ter em mente que a manutenção é um dos principais fatores que protegem a carga, o veículo e, principalmente, o motorista durante o trajeto.

Utilizar e ter consigo os equipamentos de segurança também é crucial para fazer as viagens. Isso permite que o motorista fique mais tranquilo e não sofra grandes danos, principalmente em viagens mais longas, de estado para estado, por exemplo.

Dicas básicas e cruciais de condução

As principais dicas para as empresas que desejam proteger a integridade física de seus motoristas, da frota e dos caminhões são:

  • Utilização correta do cinto de segurança;
  • Postura na hora de dirigir;
  • Colocação de sapatos adequados.

Os treinamentos dos motoristas são muito importantes para essa finalidade. A partir disso, fica a cargo tanto das empresas quanto dos motoristas fazerem com que esses cuidados sejam tomados e aplicados em viagens longas e, até mesmo, percursos mais curtos.

Dicas de segurança para o transporte de carga

Em relação às dicas de segurança voltadas especificamente ao transporte de cargas, podemos citar, primeiro, a questão da amarração de cargas. Ela precisa ser muito firme para que a carga não seja solta do caminhão ao fazer as descidas da serra. Para isso, é preciso ter cintas de amarração adequadas e catracas móveis de boa qualidade.

Outra dica importante é: a carga precisa ser bem distribuída ao longo da carroceria. Isso serve para que parte da carga não se acumule do lado da frente do veículo e acabe “escorregando” do caminhão durante a descida.

Por fim, a última dica de suma importância para o transporte em descidas de serra é: o motorista do caminhão deve usar o freio motor para fazer esse tipo de descida. É preciso deixar a embreagem em marcha baixa para não forçar os freios.

Cintas de amarração

As cintas de amarração servem para que o caminhão mantenha as cargas acondicionadas estáveis durante os percursos. As cintas, bem como os outros equipamentos de amarração, devem ser adquiridas em locais especializados para garantir a sua eficácia e não deixar o motorista e a empresa de fretes na mão, principalmente quando o caminhão passar por descidas de serra, por exemplo.

Catraca móvel: para que serve?

A catraca móvel é utilizada para fazer a amarração das cargas em caminhões de modo que elas fiquem bem presas e se sustentem durante os trajetos, especialmente durante as descidas de serra, que são percursos difíceis para os caminhões. Entre os modelos mais comuns de catracas móveis está a catraca móvel 50 mm, vendida pela Polifitema.

Conheça o trabalho da Polifitema

A Polifitema trabalha com a comercialização de equipamentos para amarração de cargas em caminhões, como as cintas de amarração e a catraca móvel 50 mm. Além disso, a empresa atua com equipamentos de trabalho em altura, de elevação de carga, acessórios, entre outros.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe uma resposta

×