Fábrica própria SP/BRASIL

Mosquetão para trabalho em altura: cuidados e manutenção

Mosquetão para trabalho em altura: cuidados e manutenção

O mosquetão para trabalho em altura é um equipamento essencial na promoção da segurança do trabalhador.

No Brasil, há uma Norma Regulamentadora (NR), a NR 35, que rege como deve ser realizado o trabalho em altura e determina o uso de mosquetão, assim como de outros equipamentos, com o objetivo de proteger o trabalhador enquanto ele atua.

Entenda o que é o mosquetão para trabalho em altura, quem deve fornecer esse equipamento e onde adquiri-lo.

O que é mosquetão para trabalho em altura e qual a sua função

O mosquetão para trabalho é como um anel feito a partir de aço e que possui um gatilho, ou seja, parte móvel que abre e fecha, permitindo o encaixe em cordas, olhais ou estruturas. Com isso, o equipamento promove um fechamento seguro.

No mais, a principal função do mosquetão é, justamente, promover o elo entre o cinto ou a corda utilizada pelo trabalhador e algum ponto de ancoragem, viabilizando o trabalho em altura.

Antes de adquirir o mosquetão para trabalho em altura, é preciso conferir se ele possui selo de segurança que ateste a qualidade do equipamento.

Além disso, é fundamental adquirir um equipamento que condiz com o peso a ser suportado, caso contrário, pode colocar a integridade física do trabalhador em risco.

Cuidados e manutenção com o mosquetão para trabalho em altura

Por ser um dos principais equipamentos de segurança, o mosquetão para trabalho em altura precisa passar por alguns cuidados e manutenção visando a sua durabilidade e vida útil.

Veja algumas dicas de manutenção para mosquetões:

  • O mosquetão deve ser lavado com água e sabão para tirar qualquer tipo de sujeira pesada;
  • Não utilize o mosquetão se ele apresentar ferrugem, rachaduras ou algum sinal de comprometimento do equipamento. Também não deve ser utilizado se estiver amassado;
  • Siga as recomendações do fabricante, que incluem resistência máxima e sentido de uso;
  • Evite colocar o mosquetão em contato com substâncias químicas que possam corroer ou prejudicar a resistência do equipamento;
  • Realize lubrificações toda vez que sentir necessidade. A lubrificação pode ser feita com óleo ou grafite, mas, atenção: retire possíveis excessos de lubrificante para que o mosquetão não fique escorregadio;
  • Evite qualquer tipo de impacto ao utilizar ou armazenar o mosquetão para trabalho em altura.

Quem deve fornecer o mosquetão para trabalho em altura?

De acordo com a NR 35 (com relação ao trabalho em altura), assim como a NR 18 (que rege a utilização do equipamento na área de construção civil), o mosquetão para trabalho em altura deve ser fornecido pelo próprio empregador.

No caso, é dever dele adquirir o mosquetão, para isso é preciso entrar em contato com uma fabricante de equipamentos de segurança que tenha experiência no segmento e comercialize mosquetões para trabalho com alto padrão de qualidade.

É o caso da Polifitema, que trabalha há 30 anos no ramo de movimentação, amarração e elevação de cargas e fornece equipamentos como mosquetão, cinta, cabos, kits, entre outros acessórios.

Atenção: os equipamentos da Polifitema seguem a ISO 9001, que atesta a capacidade da eficiência e da segurança do produto que está sendo entregue ao cliente.

Navegue pelo site e veja o amplo catálogo de equipamentos da Polifitema. Aproveite e faça um orçamento de mosquetão para trabalho em altura.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×