- novembro 13, 2018
- Publicado por: Polifitema
- Categoria: Movimentação de Carga
Quais são as técnicas utilizadas na sua empresa para movimentação de cargas em estradas e rodovias? Certamente, essa é uma pergunta muito importante para quem deseja garantir a integridade física tanto de colaboradores, cidadãos e também dos materiais transportados.
Justamente por esse motivo, preparamos este artigo com alguns pontos que devem ser observados antes dessa atividade ser realizada nas suas operações. Confira mais informações sobre movimentação de cargas abaixo:
Tipo de material
Desde o começo de 2018, uma nova resolução afirma que os materiais transportados não devem ser amarrados com cordas, como era uma prática comum por muitos no Brasil.
Agora, tudo deve ser preso com cabos de aço, cintas ou correntes, materiais que necessariamente garantem mais firmeza à amarração e que podem evitar diversos acidentes.
Porém, é necessário ficar atento para que os materiais apresentem um bom estado de conservação e sigam à risca as regras de fabricação e de segurança mais rígidas. Evite adquirir produtos com corrosão e que não apresentem informações como nome do fabricante, comprimento, número da norma brasileira e código de rastreabilidade.
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS: AMARRAÇÃO ADEQUADA
Agora que você já sabe a importância dos materiais de qualidade, chegou a hora de definir pontos sobre amarração adequada. Apesar de parecer um tanto óbvio, a verdade é que, infelizmente, muitos acidentes acontecem por conta da negligência nesse sentido.
Por isso, siga todas as regras indicadas e, durante as paradas na rodovia, é extremamente nesse condutor deve verificar as condições da carga, realizando manutenções sempre que for necessário.
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS:FAMILIARIDADE COM A ROTA
Outro ponto que pode contribuir para uma movimentação de cargas segura é o conhecimento do trajeto por parte do motorista. Dessa forma, ainda que ele não tenha de fato dirigido por aquela estrada, ele deve estar ao menos ciente dos obstáculos do caminho e quais cuidados precisam ser tomados.
Além de evitar acidentes, isso pode contribuir para a escolha adequada do tipo de veículo que será usado para o transporte e como os equipamentos de amarração poderão ser ajustados para evitar quedas e rupturas dos produtos.
MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS:PESO DA CARGA
Outra questão importante neste contexto está relacionada ao peso dos produtos, que deverão ser distribuídos de maneira que um lado não fique mais carregado que o outro. Essa ação contribui de maneira significativa para que sejam evitados acidentes ou danos específicos na estrutura do veículo de transporte.
Você já parou para pensar sobre a importância desses três pontos apresentados?
Se eles forem levados com seriedade e adotados na sua empresa, certamente os seus resultados serão mais satisfatórios, pois tanto a integridade dos produtos quanto dos colaboradores será mantida.
Porém, vale frisar que tudo começa com o uso de equipamentos de qualidade, como cabos de aço, cintas, ganchos para amarração de carga e correntes.
Para adquirir esses e mais uma grande variedade de produtos, conheça agora mesmo a Polifitema. Há mais de 23 anos no mercado, a empresa conta com materiais certificados e de alta performance.
Fale com um dos nossos especialistas e faça um orçamento! Clique aqui.
Veja mais: Tipos de EPIs | Cinto de segurança EPI | Cinto de Segurança Talabarte
Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas, Cintas para Reboque e Içamento de Cargas