- outubro 5, 2021
- Publicado por: Polifitema
- Categoria: Normas técnicas
Se você trabalha em algum setor da construção civil ou transporte, já deve ter se perguntado o que, de fato, é uma norma técnica, ou Norma Brasileira (NBR), e por que ela é tão importante.
Saiba o que são as NBRs, para que servem, seus benefícios e por que é fundamental respeitá-las no dia a dia.
O que é uma NBR?
A norma técnica pode ser compreendida como um documento elaborado e aprovado por um órgão normativo reconhecido, visando determinar as regras, diretrizes ou orientações para a realização de atividades dentro de um determinado segmento.
Um dos principais objetivos da norma técnica é ordenar processos de trabalho de forma segura, tanto para os bens quanto para os colaboradores envolvidos.
As NBRs se baseiam em testes e resultados comprovados cientificamente, além de experiências e tecnologia de ponta, com objetivo de trazer otimização e benefícios para os processos e toda a comunidade.
Quais as funções das normas técnicas?
Assim como outros tipos de normas, as NBRs organizam, regem e padronizam a realização de determinados serviços.
Essa padronização tem como principal função facilitar processos, obrigar empresas a cumprirem os protocolos, garantir a segurança de bens e pessoas, assim como facilitar a compreensão de todos os requisitos que são obrigatórios para a atuação no setor.
Quais os benefícios de seguir as NBRs?
As normas técnicas trazem diversos benefícios para o seu negócio, que vão além de manter a segurança de todos os envolvidos. Entre os principais benefícios, é possível citar:
- aumento da produtividade;
- qualificação da equipe;
- fabricação de produtos e realização de serviços de forma mais segura;
- mais qualidade na fabricação de produtos e realização dos serviços, o que leva a uma melhor aceitação e satisfação por parte do mercado;
- obtenção de certificações e aumento de visibilidade da empresa perante o mercado;
- redução de falhas na produção.
NBR e ISO são a mesma coisa?
ISO e NBR se diferenciam em sua fonte. Isso porque ISO é a sigla para International Organization for Standardization, ou seja, advém de uma organização internacional que tem como objetivo aprovar normas técnicas internacionais, independentemente do setor de atuação.
A consolidação de um ISO ocorre única e exclusivamente via uma organização internacional. No caso das NBRs, a organização responsável por aprovar as normas técnicas é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Com isso, toda vez que uma nomenclatura constar “NBR ISO”, significa que se trata de uma versão brasileira da norma técnica internacional. Ex: NBR ISO 9001.
Qual a diferença entre NBR e NR?
A NBR é designada pela ABNT, sendo um documento aprovado perante consenso técnico da sociedade.
O processo de validação de uma NBR leva em consideração a aprovação por parte de um organismo reconhecido, assim como estudos e resultados científicos, tecnológicos e práticos, sempre objetivando qualidade, segurança, desempenho, confiabilidade, entre outras variáveis.
Já as normas regulamentadoras (NRs), ao contrário das NBRs, são revisadas e publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio de um sistema tripartite formado por comissões e grupos compostos por empregados, empregadores e representantes governamentais.
Encontre equipamentos aprovados por norma técnica na Polifitema
A norma técnica é muito importante para otimizar a segurança e a qualidade do que é produzido ou realizado por uma equipe de colaboradores, e a Polifitema respeita as NBRs ao oferecer equipamentos para trabalho em altura, amarração, elevação e movimentação de cargas.
Confira o catálogo de equipamentos da Polifitema e adquira produtos com certificação NBR.
Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas, Cintas para Reboque e Içamento de Cargas