Fábrica própria SP/BRASIL

Normas técnicas obrigatórias na prática

Normas técnicas obrigatórias na prática

Você provavelmente já deve ter ouvido falar das normas técnicas obrigatórias ou visto um selo de qualidade com a sigla ABNT NBR – mas sabe o que isso significa na prática?

Saiba o que são as normas técnicas, quando são obrigatórias e por que é importante se adequar a elas.

O que é uma norma técnica?

A norma técnica, também chamada de NBR, é um documento elaborado e aprovado por consenso (de acordo com o que veremos em breve) que estabelece regras, normas, diretrizes ou processos de uso comum e repetitivo de produtos ou processos.

Ela pode estabelecer requisitos de desempenho, de qualidade e de segurança, assim como costuma reger procedimentos, padronização de dimensões, de formas, tipos, usos, terminologias, glossários, classificações, marcação ou etiquetagem, símbolos, embalagens, e também define a maneira de determinar ou medir características de um processo, como métodos de ensaio, de acordo com a definição da ABNT.

Qual é a diferença de NBR para NR?

Basicamente, NBRs, ou normas técnicas, são definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que respeita o que é estabelecido por consenso técnico da sociedade e de especialistas.

Antes de serem aprovadas, as normas passam pela avaliação de um órgão reconhecido que realiza estudos sobre os resultados científicos, tecnológicos e práticos, com o objetivo de assegurar a qualidade, confiabilidade, desempenho, entre outras variáveis.

Por outro lado, as normas regulamentadoras entraram em vigor após serem aprovadas, revisadas e publicadas privativamente pelo Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), que adota um sistema composto por grupos de comissões de representantes do governo, de empregadores e de colaboradores.

Eu sou obrigado a me adequar às normas técnicas?

Muitas normas técnicas não são consideradas opcionais… pelo contrário! São obrigatórias por força da lei.

Isso significa que, do ponto de vista jurídico, elas não são consideradas legais, mas podem ter força de lei, de acordo com a deliberação sobre a aplicação técnica aos profissionais em diversas áreas de atuação.

Ou seja, por mais que as normas não sejam obrigatórias, via de regra, são cumpridas. A cada dia, é mais comum encontrar as NBRs sendo referenciadas em dispositivos legais.

Qual é a importância de seguir as NBRs e NRs?

As empresas devem analisar se as normas técnicas aplicáveis aos seus processos estão sendo respeitadas pelo time. Isso é muito importante porque a maioria das NBRs e NRs é considerada fundamental, e cabe ao gestor providenciar sua implementação e a verificação de seu entendimento.

Além disso, quando determinadas normas técnicas passam a ser cumpridas por uma organização, elas automaticamente se tornam de caráter obrigatório. Assim, o não atendimento a elas pode ser considerado como não conformidade no contexto da empresa.

Normas técnicas: conte com a Polifitema, especialista em movimentação de cargas com respeito às NBRs

A Polifitema é uma fabricante de equipamentos e acessórios para amarração e movimentação de cargas, assim como para trabalho em altura. Além disso, a empresa segue à risca as NBRs e NRs para entregar ao cliente produtos que correspondam à qualidade determinada pelas normas.

Confira os produtos disponíveis no site e saiba como adquirir equipamentos para segurança e amarração de cargas de acordo com as normas técnicas e normas regulamentadoras.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×