- fevereiro 12, 2017
- Publicado por: Polifitema
- Categoria: Movimentação de Carga
Sem dúvida, o guindaste é um equipamento essencial para a elevação e movimentação de carga, sendo fundamental para o setor industrial, em terminais, aeroportos e portos. Em canteiros de obras,costuma ser requisitado em locais que necessitam de transporte de produtos, tais como blocos, tijolos, cimentos, ferramentas e também contêineres e outros materiais pesados.
Guindaste na elevação e movimentação de carga
Os primeiros modelos de guindaste para movimentação de carga foram criados pelos gregos antigos. Eles eram movidos tanto por animais de carga quanto por homens e eram usados para a construção de edifícios.
Já na Idade Média, o guindaste era utilizado para carregar e descarregar navios e também ajudar em sua construção. A princípio, esse equipamento era fabricado com madeira, mas após a Revolução Industrial o ferro fundido e o aço assumiram a composição desse tipo de máquina.
Por muitos anos, o que gerava o poder de movimento do guindaste para movimentação de carga era o esforço físico de homens, animais ou guinchos em moinhos de água ou vento. A partir do século, foram introduzidos os primeiros equipamentos com motores a vapor.
Atualmente, o guindaste conta com motores de combustão interna ou motores elétricos e também sistemas hidráulicos – ambos com o objetivo de gerar uma maior capacidade de levantament.
Existem diversos tipos de guindaste no mercado para as mais variadas necessidades. Por vezes, os tamanhos vão desde os pequenos, de calça – geralmente utilizados no interior de oficinas – os torres – utilizados para a construção de edifícios -, e os flutuantes, adotados em construções de plataformas de petróleo.
Diante dessas informações, a movimentação de carga pode parecer algo bastante complicado. Afinal de contas, realizar o transporte de produtos – muitos deles grandes e pesados – parece ser uma tarefa de alto risco e que exige o cuidado com muitos detalhes. E, de fato, isso é verdade: para que o trabalho seja feito com sucesso, são necessários diversos conhecimentos, acessórios e uma equipe de colaboradores treinados.
O guindaste depende do uso de produtos como gancho para elevação de carga, cinta para movimentação de carga ou cinta para guindaste e manilha para movimentação de carga. Todos esses acessórios devem ser de boa qualidade, tendo sido produzidos de acordo com as normas vigentes no País.
Para operar tanto o equipamento do guindaste quanto os acessórios, ainda se faz necessário uma equipe de colaboradores treinados e devidamente uniformizados, vestindo equipamentos de segurança como capacetes, óculos e botas especiais.
Se você procura por uma fabricante de cinta para movimentação de carga, gancho para elevação de carga e outros produtos necessários para o uso do guindaste, confira agora mesmo a linha de equipamentos da Polifitema.
Especialista em artigos para garantir a segurança no transporte de produtos, a Polifitema conta com uma equipe de especialistas sempre pronta para tirar suas principais dúvidas. Clique aqui e obtenha mais informações.
Os acessórios para guindaste e trabalho em altura disponíveis no portal da empresa seguem os mais rígidos testes de qualidade e oferecem um excelente custo X benefício. Entre no site e confira a linha completa de materiais.
E para mais informações sobre construções e trabalhos em altura, fique de olho nos artigos publicados pela equipe Polifitema.
Além do Guindaste, conheça também: Corrente grau 8, destaque na Polifitema!
Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas, Cintas para Reboque e Içamento de Cargas