Fábrica própria SP/BRASIL

O que é EPI? Saiba como ele pode salvar a sua vida em um dia de trabalho

O que é EPI? Saiba como ele pode salvar a sua vida em um dia de trabalho

Saber o que é EPI é fundamental para que gestores e trabalhadores garantam a mitigação de riscos em trabalhos que envolvem altura e movimentação de cargas. Acompanhe as principais informações e veja onde adquirir EPIs com segurança.

Leia também: Cuidados que devem ser tomados com amarração de cargas

O que significa EPI?

O EPI, sigla para equipamento de proteção individual, é todo equipamento, acessório ou ferramenta de uso individual utilizado por operadores e colaboradores para garantir a mitigação de riscos e assegurar a integridade física desses trabalhadores.

Os principais tipos de EPI

Proteção da cabeça

Proteger a cabeça é um dos pilares dos trabalhos que envolvem riscos. Nesse sentido, os EPIs ajudam na proteção contra quedas, choques mecânicos ou projeções de objetos. Claro exemplo são os capacetes.

Proteção respiratória

Em alguns trabalhos é fundamental proteger as vias aéreas de gases, poeira, vapores e névoas. Em vista disso, os principais EPIs são respiradores de adução de ar, purificadores de ar e purificadores (de ar) faciais.

Proteção das mãos

Grande parte dos acidentes de trabalho envolvem as mãos, por isso é tão fundamental utilizar EPIs, como luvas, para evitar riscos.

Proteção dos membros inferiores

Membros inferiores também demandam uso de EPIs, principalmente para pessoas que trabalham em construções civis, laboratórios, indústrias e áreas florestais. Alguns exemplos são cintas, sapatos e botas.

Proteção dos ouvidos

Também é muito importante garantir aos trabalhadores EPIs que protejam os ouvidos de possíveis lesões causadas por sons muito altos. Exemplos básicos desses equipamentos são os protetores auriculares de inserção moldável ou do tipo concha.

A importância dos EPIs para a vida

Além de saber o que é EPI, é muito importante ter noção clara do quanto o uso de equipamentos desse tipo pode ser fundamental para vida do trabalhador. Atualmente, o uso de EPIs é determinado pela NR 6 (Norma Reguladora n.º 6), que determina o fornecimento de maneira gratuita aos colaboradores que realizam trabalhos de risco.

Ou seja, é uma obrigação dos gestores garantir os equipamentos de proteção individual, além de orientar os colaboradores sobre o uso adequado destes durante todo o expediente de trabalho, de acordo com o que rege a norma.

A fiscalização dos EPIs

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é o órgão responsável por recomendar o uso de determinados EPIs, seguindo as especificidades de cada função (e dos riscos imbuídos).

Além disso, o Ministério do Trabalho e Emprego determina que os EPIs devem ser fornecidos mediante indicação do Certificado de Aprovação inerente a eles.

No mais, a NR 6 determina que todo gestor é obrigado a fornecer e fiscalizar se o uso desses EPIs está sendo feito de forma adequada.Também é obrigação do empregador:

  • Assumir a responsabilidade pela troca, manutenção ou higienização dos EPIs;
  • Oferecer o treinamento necessário para uso e conservação do EPI;
  • Substituir os EPIs sempre que necessário;
  • Comunicar possíveis irregularidades ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Saiba como adquirir EPIs com o acompanhamento profissional da Polifitema

Além de saber o que é EPI, é fundamental contar com auxílio profissional de quem entende do assunto para adquirir os equipamentos de proteção individual que são fundamentais para mitigar riscos e assegurar a integridade física dos trabalhadores.

Com a Polifitema, empresas dos mais diversos setores têm acesso a EPIs de qualidade e podem adquirir equipamentos com segurança e acompanhamento profissional. Entre em contato pelo site e solicite um orçamento.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×