Fábrica própria SP/BRASIL

Passo a passo para fazer uma inspeção de lingas de correntes

A inspeção de lingas de correntes tem como objetivo o alto rendimento das lingas e seu melhor desempenho. Essa tarefa deve ser realizada sempre por profissionais munidos de equipamentos de segurança, respeitando a periodicidade indicada pelo fabricante.

Entenda o que são as lingas de correntes e como se dá o processo de inspeção desses dispositivos. 

O que são lingas de correntes?

A linga de corrente é considerada um dispositivo que possibilita a elevação e movimentação de cargas, sendo muito utilizada em diversos tipos de aplicação por ser de fácil manuseio e possuir diferentes opções de configurações.

Ela é formada por elos de correntes e pode contar com pernas. Geralmente, a quantidade de pernas varia de 1 a 4, e o formato da linga permite a utilização de diversos acessórios, como olhais, garras, ganchos e anéis de sustentação.

Etapas da inspeção de lingas de correntes

De acordo com a NBR 15.516-2, a inspeção de lingas de correntes deve ser realizada por profissionais e não demorar mais que 12 meses para acontecer.

O processo pode ser realizado em períodos ainda mais curtos, caso haja necessidade, em decorrência das condições de serviço. No mais, é preciso registrar todas as inspeções feitas.

Entenda quais são as etapas de inspeção:

Inspeção visual

Nessa etapa, o intuito é identificar possíveis defeitos visíveis na linga, como amassamentos, deformações, fissuras, torções, entre outros.

Também deve ser verificado se os componentes estão devidamente ajustados e como está a eficácia do dispositivo durante o uso.

Inspeção de desgaste e alongamento

Essa categoria de inspeção é feita em três etapas:

  1. Observação do desgaste do elo da corrente;
  2.  Verificação do alongamento plástico decorrente da sobrecarga;
  3.  Aferição do alongamento do passo decorrente do desgaste do diâmetro.

Inspeção de acessórios

Se a abertura do gancho apresentar desgaste ou deformação acima de 10%, é necessário realizar a substituição da peça. O mesmo se aplica quando houver partes quebradas ou cortes na estrutura.

Registro

Como mencionado, todas as inspeções devem ser registradas. Tais registros precisam ser feitos toda vez que uma inspeção for realizada – inclusive nas placas que ficam fixas às lingas (placas VZKA VIP e PDA Grau 8).

No mais, a ficha de registro da inspeção é importante para ser apresentada como documento comprobatório durante uma fiscalização, por exemplo.

Manutenção

Além das inspeções, a manutenção consiste em realizar substituições conforme orientação do fabricante das lingas de correntes, garantindo que os dispositivos permaneçam sempre em boas condições de uso.

É importante manter um cronograma de manutenções de todos os equipamentos utilizados na elevação e movimentação de carga, assim como adquirir lingas de correntes de fabricantes confiáveis, como é o caso da Polifitema.

Conheça as lingas de correntes da Polifitema

As lingas de correntes fabricadas pela Polifitema podem contar com um, dois, três ou quatro pernas. Elas são feitas a partir de materiais de alta resistência, seguindo sempre o que rege a Norma Brasileira NBR-15516. No mais, possuem fator de segurança 4:1,que é quatro vezes maior que a capacidade de uso.

Conheça as lingas de correntes da Polifitema em nosso catálogo aqui no site!



×