Fábrica própria SP/BRASIL

Qual é a importância da escolha correta da cinta de elevação de carga?

Qual é a importância da escolha correta da cinta de elevação de carga?

Há diversos setores que utilizam a cinta de elevação de carga. Sua principal função é garantir uma elevação mais segura, assim como a integridade física do que está sendo movimentado e dos trabalhadores responsáveis.

Uma vez que setores da construção civil, indústria mecânica, transportes, montagem de estruturas de edificações, assim como de movimentação portuária, entre outros, utilizam a cinta de elevação de cargas, é de extrema importância saber escolher o equipamento corretamente.

Acompanhe, a seguir, as principais informações sobre o assunto

Saiba qual é a capacidade da cinta de elevação de carga

Para aferir a capacidade da cinta de elevação de carga, é preciso observar a etiqueta. Nela, estará a informação.

Além disso, em geral, a classificação é feita por cores. Isso significa que é possível saber a capacidade da cinta de elevação de carga de acordo com a sua cor.

  • Etiqueta violeta tem capacidade de 1.000 kg;
  • Etiqueta verde tem capacidade de 2.000 kg;
  • Etiqueta amarela tem capacidade de 3.000 kg;
  • Etiqueta cinza tem capacidade de 4.000 kg;
  • Etiqueta vermelha tem capacidade de 5.000 kg;
  • Etiqueta marrom tem capacidade de 6.000 kg;
  • Etiqueta azul tem capacidade de 8.000 kg;
  • Etiqueta laranja tem capacidade de 10.000 kg.

Como escolher a cinta de elevação de carga mais adequada?

A cinta de elevação de carga ideal deve respeitar o limite de carga a ser movimentado. Essa informação depende de orientações acerca da massa total da carga a ser elevada, assim como qual será a forma de uso da cinta.

Com relação ao modo de uso, é preciso levar em consideração se será utilizado um conjunto de cintas (e quantas cintas irão compor esse conjunto), a incidência de ângulo durante o uso, a forma de utilização (se cesto, enforcado ou direta), entre outras questões.

Com essas informações em mãos, é possível saber qual cinta será necessária. No mais, a regra-base ao adquirir uma cinta de elevação de carga é respeitar sua capacidade máxima.

Isso significa que se a carga a ser elevada tiver massa de 6.500 kg, será preciso adquirir uma cinta de elevação de carga azul, ou seja, que possui capacidade de elevação de 8.000 kg – e não a cinta marrom, que tem capacidade de até 6.000 kg.

Quais cuidados devem ser tomados com as cintas?

Alguns cuidados devem ser tomados durante a utilização de cintas de elevação. São eles:

  • utilizar apenas cintas e acessórios apropriados para elevação de cargas;
  • garantir que a cinta esteja adequadamente fixada e acomodada em todos os acessórios;
  • verificar, antes de usar a cinta, qual é a situação de conservação em que ela se encontra. Se apresentar algum dano, como furos, queimaduras, cortes, rasgos ou costuras soltas, será preciso substituir o equipamento;
  • utilizar a devida proteção na cinta se a carga possuir superfícies cortantes, ásperas ou com cantos vivos;
  • se a etiqueta da cinta estiver ilegível ou for perdida, o colaborador deve informar o ocorrido ao responsável pela distribuição de equipamentos para que as irregularidades sejam registradas e, se for preciso, a cinta seja substituída.

Conheça a cinta de elevação de carga da Polifitema

A Polifitema é especialista em movimentação de cargas e fornece cinta de elevação de carga de diferentes tipos e modelos, atendendo às necessidades específicas de seus clientes.

Pela Polifitema, também é possível adquirir outros equipamentos que garantem a proteção de cargas e dos colaboradores responsáveis pela movimentação, elevação, amarração e movimentação de peso.

Navegue pelo site para acessar o catálogo de cinta de elevação de cargas da Polifitema.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×