Fábrica própria SP/BRASIL

Quatro dicas para a condução de um caminhão em momentos de chuva intensa

Quatro dicas para a condução de um caminhão em momentos de chuva intensa

Conduzir veículos em momentos de chuvas muito fortes, e até mesmo em temporais, é um desafio. Quando falamos de caminhões com cargas, esse desafio se torna ainda mais complicado até para condutores mais experientes. 

Diversos fatores podem interferir e causar prejuízos à carga e, até mesmo, à saúde do motorista. Levando isso em consideração, muitos condutores não conhecem dicas essenciais, como bons componentes para movimentação de cargas, que podem auxiliar no momento de chuva.

Sendo assim, elencamos abaixo quatro dicas para ajudar em uma condução segura do caminhão.

Velocidade reduzida

A primeira dica vale até mesmo quando as pistas estão secas, porém, em um momento de chuva, é essencial que os condutores coloquem o pé no freio, literalmente. Isso também para chuvas mais fracas ou respingos, uma vez que, se algo fora do previsto acontecer, o motorista terá tempo de resolver sem se colocar em risco ou acarretar prejuízos à carga.

As chances de acidentes acontecerem quando as pistas estão molhadas são enormes, podendo causar a chamada aquaplanagem (também conhecida como hidroplanagem), isto é, quando os pneus perdem o contato com o asfalto e o veículo derrapa na pista.

Outro fenômeno que pode acontecer é a redução da visibilidade, já que os limpadores podem não conseguir tirar todo o volume de água dos para-brisas. Além disso, períodos de chuva podem deixar o ambiente com a visão prejudicada, principalmente em períodos noturnos. 

Não faça ultrapassagens

A ultrapassagem já é, naturalmente, uma manobra arriscada em boas condições da pista para o tráfego de veículos. Quando necessária, é sempre importante realizá-la de forma consciente e nos momentos que são adequados. 

Em uma situação de chuva, esses cuidados devem ser redobrados e, se possível, evitar ao máximo realizar a ultrapassagem. Se as pistas estão molhadas, ao aumentar a velocidade para ultrapassar outro veículo, pode ocorrer uma derrapagem. A baixa visão pode também, novamente, impossibilitar enxergar a pista.

Mantenha distância dos veículos

Esta dica também leva em consideração os fatores: pista molhada + tempo de reação. Há motoristas que gostam de andar próximos a outros veículos, o que já é normalmente muito arriscado, já que, caso aconteça algo, o condutor não terá tempo hábil para reagir. 

Fatores já mencionados aqui, como a aquaplanagem e a baixa visão, podem acometer qualquer condutor. Caso aconteçam, e um caminhão esteja muito próximo do outro, as consequências podem ser maiores e causar um acidente muito maior. 

Bons equipamentos para movimentação de cargas

Além de seguir as dicas mencionadas acima, também é necessário investir em bons equipamentos de amarração para movimentação de cargas usando o material certo e em bom estado de conservação. 

É preciso estar sempre atento às normas, verificar se não há nenhum dano ao material, distribuir as cargas corretamente e investir em materiais e componentes adequados de movimentação e içamento. A Polifitema, por exemplo, é uma das fornecedoras especialistas em amarração de cargas, com materiais de alta performance, qualidade e que seguem as normas de segurança.



Deixe uma resposta