Fábrica própria SP/BRASIL

Saiba como fazer uma amarração segura com dispositivo de amarração de carga + 3 dicas bônus

O dispositivo de amarração de carga permite que a fixação de cargas na carroceria de caminhões seja feita de forma eficiente e mais segura.

O processo tem como principal objetivo manter cargas e produtos fixos e estáveis durante todo o trajeto do caminhão.

Entenda quais são os dispositivos que podem auxiliar na amarração de cargas e confira 3 dicas bônus da Polifitema para promover mais segurança ao transporte.

A importância da amarração de carga

A amarração de cargas é deveras importante para promover a segurança das encomendas, do motorista e dos outros veículos na rodovia.

O processo de amarração deve ser feito com todo o cuidado e zelo, de preferência, utilizando dispositivos de amarração de carga, visando mitigar possíveis riscos à mercadoria e às pessoas.

Qualquer mínima movimentação de cargas na carroceria pode causar prejuízos e acidentes. Danos às embalagens dos produtos, tombamento de pacotes e até problemas mecânicos podem decorrer de uma amarração mal-feita.

Dispositivos de amarração de carga

Há diversos dispositivos de amarração de carga que podem ser usados no processo de fixar as encomendas na carroceria do caminhão.

  • Cintas têxteis são resistentes à tração e alta resiliência leve e fácil de usar, sendo um dos materiais mais indicados para a realização da amarração de cargas;
  • Cabos de aço e correntes podem ser utilizados, contanto que possuam resistência de, no mínimo, o dobro do peso da carga;
  • Cintas com catracas, cantoneiras, ganchos, trilhos, barras de contenção, separadores e malhas também são dispositivos de amarração de cargas que podem ser utilizados para reforçar a segurança.

Atenção: não utilize cordas comuns para fazer a amarração de cargas. A nova legislação proíbe o uso desse material, estando liberado apenas para prender a lona.

Ainda que as cordas tenham sido utilizadas por muito tempo, elas têm baixo nível de resistência e elasticidade, causando riscos de deslocamento e queda dos produtos durante o trajeto.

3 dicas bônus para uma amarração de cargas segura

1. Conheça os tipos de amarração de cargas existentes

Os principais tipos de amarração de cargas são:

  • Fixação envolvente, em que os pacotes são pressionados contra o piso do caminhão, aumentando a resistência a movimentações indevidas;
  • Fixação direta com bloqueadores; 
  • Fixação direta em contentores específicos, que visa reter a carga nas estruturas do caminhão, como basculante e tanque;
  • Fixação direta com dispositivos de fixação.

2.  Reapertar sempre que possível as amarrações 

Com a trepidação da estrada e consequente reacomodação da carga, as amarrações podem afrouxar, então se faz necessário realizar frequentes checagens nas amarras para reapertar as que estão com menos tensão.

3. Conte com ajuda de empresa especializada no assunto

As empresas e os motoristas que fazem o transporte de produtos e a gestão da frota precisam utilizar os melhores dispositivos de amarração e movimentação de carga, para garantir que os caminhões estejam sempre dentro da norma.

Isso significa que é muito importante contar com parcerias e empresas especializadas no assunto, como é o caso da Polifitema, que fornece dispositivos para amarração de cargas, como cintas, correntes, cabos, fitas, ganchos, catracas, redes e outros equipamentos, para promover a segurança do transporte.

A Polifitema está há 30 anos no mercado de equipamentos e acessórios e acompanha de perto seus clientes, visando atender às necessidades específicas de cada um, assim como responder dúvidas acerca do funcionamento de cada dispositivo.

Navegue pelo site para acessar outros conteúdos sobre amarração e movimentação de cargas e aproveite para baixar o catálogo de produtos da Polifitema.



×