Fábrica própria SP/BRASIL

Saiba como utilizar catracas da forma correta

Saiba como utilizar catracas da forma correta

A amarração de cargas envolve alguns equipamentos, como a catraca pequena, e é preciso saber como fazer a amarração de forma correta para garantir a segurança na movimentação e transporte de cargas.

O uso correto da catraca pequena na amarração de cargas representa mais segurança, praticidade e resistência às operações, otimizando o transporte e evitando riscos ou prejuízos.

Saiba, a seguir, como utilizar catracas de forma correta seguindo a legislação:

Como utilizar catracas de forma correta

A regulamentação da amarração de cargas, no Brasil, entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2018 e é válida para todos os veículos de carga que percorrem o território nacional.

Ao utilizar catracas, é preciso levar em consideração a obrigatoriedade do cumprimento de todas as normas que estão estabelecidas na Resolução 552 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Exemplo de norma para amarração de cargas com catracas diz respeito à proibição da utilização de cordas para amarração, sendo o correto utilizar correntes, cabos de aço ou cintas próprias.

Não utilize cordas na amarração de cargas com catraca

As cordas podem ser utilizadas, unicamente, para amarrar a lona que fica por cima da carga e nunca para amarrar os produtos, uma vez que o material não possui resistência o suficiente para suportar intempéries, como agentes externos, elementos climáticos ou manobras bruscas.

Adapte-se às normas de amarração de cargas

Utilização de dispositivos

A norma de amarração de cargas com catraca pequena, correntes, cabos de aço ou cintas têxteis determina que a resistência total do equipamento a uma possível ruptura por tração seja de, no mínimo, duas vezes o peso da carga.

Além disso, deve-se fazer uso de ferramentas na movimentação de cargas, como: trilhos, barras de contenção, malhas, calços, redes, mantas de atrito, bloqueadores, separadores, protetores, entre outros, visando à segurança do processo. Pontos de amarração adequados também são obrigatórios.

Amarração

Um ponto bastante importante das normas diz respeito à amarração propriamente dita, que deve ser feita com os dispositivos passando pelo lado externo da carroceria quando a carga for de tipo seca e estiver ocupando todo o espaço interno da carroceria.

Manutenção dos equipamentos

Os equipamentos de amarração, como é o caso das catracas, precisam estar em bom estado para garantir a segurança do processo. É necessário assegurar que o mecanismo de tensionamento esteja funcionando adequadamente, podendo ser verificado e reapertado durante o trajeto se for preciso.

Penalidades

O não cumprimento da legislação que rege como deve ser feita a amarração de cargas, tanto no que diz respeito à utilização de catracas e outros dispositivos de fixação quanto ao uso de correntes e cintas na substituição de cordas, caracteriza infração grave, com penalidade de multa e medida administrativa (retenção do veículo para regularização).

Outros equipamentos importantes além da catraca pequena

Além da catraca pequena, o conjunto para amarração de cargas é composto, principalmente, por cinta, corrente ou cabo de aço, além de ganchos para proporcionar segurança e eficiência no transporte.

Todos os equipamentos a serem utilizados devem obedecer à atual legislação sobre amarração de cargas.

Os conjuntos de amarração de carga que contêm catraca, cinta, corrente e gancho dão mais segurança e produtividade para o transporte. Os equipamentos precisam ser resistentes e estar de acordo com a legislação vigente.

Utilize catracas para amarração de cargas da Polifitema

A Polifitema é uma empresa especializada em movimentação de cargas e fornece catraca pequena de acordo com a legislação brasileira, garantindo a qualidade e segurança do transporte de cargas.

Há quase 30 anos no mercado, a Polifitema é uma fabricante de equipamentos para amarração, movimentação e transporte de cargas com amplo catálogo de equipamentos e dispositivos para as mais diversas necessidades. Navegue pelo site para conferir o catálogo da Polifitema.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×