Fábrica própria SP/BRASIL

Saiba para que serve a catraca de carga e como adquirir esse equipamento

Saiba para que serve a catraca de carga e como adquirir esse equipamento

Dentre os equipamentos para a amarração e movimentação de cargas, a catraca de carga é um acessório muito utilizado, principalmente pelas transportadoras.

A catraca de carga é um elemento muito importante durante a movimentação e o transporte de cargas, já que promove segurança e estabilidade dos produtos a serem movimentados.

O que é a catraca e a importância para a movimentação de cargas

A catraca de carga é amplamente utilizada em conjunto com as cintas de amarração e movimentação, possibilitando que os itens cheguem ao destino da mesma forma como saíram do centro de distribuição, sem avarias ou danos.

O equipamento, quando utilizado com a cinta de amarração, é um dos grandes responsáveis por manter a carga estável, intacta, mitigando riscos de danos, quedas, choques e soltura da mercadoria.

Ou seja, a catraca de carga é muito importante para mitigar riscos envolvendo vazamentos e amassados. Funciona por um sistema de tensão para imobilizar a carga, e é fundamental que o operador responsável saiba como utilizar o dispositivo.

Para destravar a catraca da cinta, por exemplo, é preciso realizar um movimento específico e soltar a tensão. Por isso, é essencial que os colaboradores recebam o treinamento.

Como funciona a catraca de carga

Basicamente, a catraca de carga funciona envolvendo a mercadoria para mantê-la o mais segura possível, fornecendo estabilidade durante o transporte e resistência para suportar adversidades e intempéries.

Dessa forma, ao utilizar a catraca de carga e a cinta de poliéster, podem ser mitigados o risco de deslizamento e tombamento dos produtos e danos a superfícies.

Importante: antes de esticar a cinta, é preciso que ela seja inicialmente passada pela cavidade no interior da catraca e, em seguida, pela outra cavidade, localizada na parte superior.

É fundamental que a catraca esteja tensionada em torno do tambor para que permaneça bem firme.

Os benefícios do uso de equipamentos na movimentação de cargas

O uso de cintas para movimentação de cargas é uma obrigatoriedade no Brasil, e a catraca é parte desse sistema de segurança, sendo um acessório proporcionar uma amarração eficiente.

Pode-se dizer que a catraca de carga, juntamente à cinta, promove a segurança que o transporte de cargas precisa para operar adequadamente.

Nesse sentido, o principal benefício de utilizar esse equipamento de segurança na movimentação de cargas é otimizar os processos. Outras vantagens envolvem:

Aumento de produtividade, em virtude da eficiência na movimentação de cargas ao otimizar espaços e a acomodação das encomendas;

Redução de custos, em razão da mitigação de riscos e consequente diminuição de prejuízos na hora de realizar o transporte de cargas;

Segurança, já que o uso da catraca de carga diminui riscos envolvendo danos aos produtos e acidentes com os colaboradores.

Catraca de carga: conheça a linha de equipamentos da Polifitema 

A Polifitema tem mais de 30 anos de experiência no segmento de equipamentos de segurança para a movimentação de cargas, incluindo a catraca de carga e cintas para amarração, elevação e transporte de mercadorias.

Conheça o catálogo de equipamentos de segurança da Polifitema aqui no site e entre em contato para fazer um orçamento.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas



×