Fábrica própria SP/BRASIL

Todos os pontos sobre movimentação manual e mecanizada

Acompanhe diferentes formas de se fazer a movimentação de cargas, se manual ou mecanizada, e veja também onde adquirir gancho para amarração de carga.

A utilização de equipamentos para movimentação seja dos mais simples aos mais complexos, representa um auxílio de extrema importância aos trabalhadores responsáveis pelo serviço. É comum encontrar casos de cargas pesadas que devam ser movimentadas por meio de arrastamento, por exemplo. Nesse caso, o correto é projetá-la com calços de deslizamento, chanfrados nas pontas, de maneira a facilitar a inserção de tubos para rolamento.

Se o arrastamento for por meio de cordas que passam pelos calços, por exemplo, é preciso evitar forçar as paredes da caixa ou embalagem que reveste a carga.

Movimentação Manual e Movimentação Mecanizada

Além dos equipamentos para movimentação manual, que já representam uma mudança significativa na qualidade de trabalho de quem os opera, também pode ser usado equipamento mecânico (ou motorizado) conjugado com a movimentação manual.

Importante salientar que o transporte ou movimentação de cargas deve seguir algumas normas que estão estabelecidas pela Norma Regulamentadora nº 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (NR-18). Tais medidas regulamentadoras possuem como objetivo estabelecer critérios rígidos com relação à segurança para prevenir contra acidentes.

Acompanhe as principais:

Movimentação Manual

  • Na movimentação manual (ou semi-mecanizada) de cargas, o esforço físico é empregado pelo trabalhador, mas deve ser compatível com a sua capacidade de força;
  • Além disso, sinalizadores adicionais devem ficar a postos no caso de cargas muito pesadas ou de difícil locomoção;
  • Se possível, o correto é sempre optar pelo transporte mecânico para a movimentação de cargas;
  • O número de funcionários também deve ser dimensionado de forma correta, para que não haja sobrecargas;
  • Para evitar dores e lesões, é fundamental atentar-se à postura ao levantar cargas.

Leia mais: Principais dicas para içamento de cargas.

Movimentação Mecanizada

  • Antes de dar início a um transporte de carga em alturas, é fundamental estudar bem o local e isolar a área que compreende todo o trajeto da movimentação. A permanência de pessoas não autorizadas na área é totalmente proibida (assim como nas proximidades);
  • É obrigatória a sinalização adequada da área na qual será feito o transporte;
  • O transporte deve ser realizado em alturas apenas quando as condições climáticas forem favoráveis. Não é permitido a movimentação em dias chuvosos ou com muito vento;
  • Os cabos que prendem os paletes ou o estrado devem manter ângulo de 90° ou menos;
  • A montagem, a desmontagem, assim como o içamento podem ser realizados apenas por profissionais capacitados e mediante supervisão de profissional legalmente habilitado;
  • As cargas precisam ser dispostas de forma correta, diminuindo a chance de desequilíbrio ou mesmo queda dos materiais;
  • Os cabos que prendem as cargas devem sempre estar fixados com clipes.

Adquira gancho para amarração de carga pela Internet

É imprescindível reforçar que os tipos de transporte e movimentação aqui mencionados (tanto manual quanto mecânico) devem sempre vir acompanhados por equipamento que forneçam total controle, flexibilidade e segurança ao trabalhador e também para a carga.

Na Polifitema é possível encontrar diversos equipamentos e aparelhos de proteção e auxílio na hora de movimentar e transportar cargas, como é o caso do gancho para amarração de carga.



Deixe um comentário

×