Fábrica própria SP/BRASIL

Veja as principais vantagens das cintas tubulares

Veja as principais vantagens das cintas tubulares

As cintas tubulares são elementos muito importantes para a elevação segura de cargas. Esse tipo de cinta é utilizada para substituir correntes, cabos de aço e outros materiais com mais rigidez. Elas costumam ser feitas em poliéster e têm como principal função assegurar que os objetos movimentados estejam seguros durante todo o processo de elevação

Tamanha a importância de segurança na escolha de um produto, é vital optar por fabricantes com o maior padrão de qualidade. 

Neste artigo, explicamos as vantagens de um tipo específico de cinta: as cintas tubulares. Esperamos que este conteúdo possa te ajudar a entender melhor o papel desse item e contribuir para a segurança das mercadorias movimentadas por sua empresa. Confira!

As características principais das cintas tubulares

As cintas tubulares têm o objetivo de movimentar as cargas de forma eficiente, evitando avarias durante a elevação das mercadorias. Usualmente, elas são compostas por filamentos de poliéster, envolvidos por uma capa protetora. Essa capa passa por um tratamento específico para evitar a deterioração do tecido ao longo do tempo.

Entenda suas vantagens

Quando o assunto é capacidade total de carga e resistência, as cintas tubulares superam outros modelos – como as cintas planas, por exemplo –, já que contam com uma estrutura mais versátil e uma maior quantidade de filamentos. 

Outra grande vantagem das fitas tubulares é o fato de que precisam de uma superfície de contato menor em relação às cintas planas. Isso quer dizer que elas podem ser conectadas ou passadas pelas cargas por uma área menor que as cintas planas. 

Também é importante notar que as cintas tubulares podem oferecer grandes capacidades de cargas, como por exemplo, 100 ou 200 toneladas quando usadas verticalmente, proporcionando um meio de elevação mais prático, leve e ágil na aplicação. 

Principais cuidados para uso e dicas de segurança

O uso de cintas tubulares não apresenta nenhuma restrição, exceto por operações que utilizam banhos químicos, já que a capa pode impossibilitar a inspeção do estado da cinta após a operação. 

Também é importante não ultrapassar a capacidade de temperatura de uso da cinta, além de inspecionar o objeto após cada uso, procurando por pontos de abrasão que podem evidenciar problemas. 

Porque usar cintas sintéticas ao invés de cabos de aço e correntes?

Usar cintas sintéticas apresenta muitos benefícios em comparação com outras formas de elevação e fixação de cargas, como os cabos de aço e as correntes. Para começar, os modelos sintéticos são mais leves e não necessitam da lubrificação das cargas, facilitando o trabalho de todos os operadores. 

Além de serem mais maleáveis e, por isso, fáceis de serem armazenadas, as cintas sintéticas também aumentam a capacidade de carga do sistema, uma vez que pesam menos. 

Uma outra grande vantagem é que cintas sintéticas são macias e flexíveis, proporcionando menor risco no contato de danificar a peça movimentada. 

O uso de cintas sintéticas, como as cintas tubulares, também é mais confortável para operadores, já que são confeccionadas em fibras com diversos filamentos, sendo mais maleáveis e fáceis de operar. 

Gostou de conhecer mais sobre as vantagens da cinta tubular? Você pode encontrar esse e muitos outros modelos no site da Polifitema, uma empresa líder no segmento de equipamentos para fixação e transporte de cargas. Navegue pelo nosso site e confira todos os nossos produtos!

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×