Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Estoque bagunçado: saiba como organizar de uma vez por todas

Organizar o estoque é fundamental para a saúde do empreendimento. Acompanhe as principais dicas e saiba como encontrar equipamentos, como manilha para corrente, pela internet.

Uma gestão de estoque eficiente é fundamental para a consolidação e ascensão de um negócio. Acompanhe as principais dicas para organizar o estoque e evitar prejuízos.

Como organizar o estoque de uma vez por todas!

Invista em organização

Todo empreendimento precisa contar com processos organizados e muita disciplina para ter sucesso. Essa regra também se aplica ao gerenciamento de estoque, que influencia diretamente no processo de vendas da empresa.

Sem a devida organização, itens são perdidos, danificados, e o estoque pode sair do controle, levando a falhas em outros setores.

Em vista disso, é preciso focar os esforços na organização de processos, tais como:

  • Vendas;
  • Chegada de novas mercadorias;
  • Compra de novos produtos;
  • Organização dos produtos no espaço disponível, de acordo com alguns critérios, como tamanho, saída, preço, entre outros.
  • Acompanhamento de todas as etapas relacionadas ao estoque.

Para tal fim, é preciso que os funcionários sejam capacitados para trabalhar com armazenamento e estoque de produtos, de maneira que tudo permaneça em seu devido lugar após o processo de organização geral.

É preciso que se tenha disciplina para manter o estoque sob controle.

Trace ações para promover a saída de itens antigos

Liberar estoque antigo é uma ação praticamente essencial para otimizar o espaço. Manter produtos obsoletos só prejudica a organização do estoque, além de poder gerar prejuízos de tempo e dinheiro.

Produtos que não têm saída são investimentos sem retorno. Por isso, considere realizar promoções e liquidações para que se livre desses produtos. Assim, o estoque e as prateleiras serão mais bem aproveitados.

Produtos antigos vêm antes de produtos novos

Eis uma das regras de organização de estoque que é obrigatória no caso de uma empresa que trabalha com produtos perecíveis. É preciso acomodar produtos com prazo de validade próximo sempre à frente dos itens com validade mais longa.

Muita atenção para não vender produtos fora do prazo de validade, pois é proibido. Manter itens com prazo de validade muito próximo de expirar também pode ser visto como ato de má fé, e tudo isso afeta os objetivos da empresa.

Analise os resultados após a organização do estoque

Depois de um certo período de organização e disciplina dentro do estoque, é preciso analisar os resultados e desempenho de cada produto para ter uma visão mais clara do que precisa ser mudado ou otimizado dentro da empresa.

Se a empresa possui loja virtual, é sabido que alguns itens não sairão com tanta facilidade, pois são vendidos melhor presencialmente, enquanto outros serão campeões de vendas.

Todas essas informações precisam ser detalhadas, de forma que os gestores consigam enxergar qual o real desempenho de cada produto e quais variáveis influenciam na saída (ou não) desses itens.

Use a tecnologia e os equipamentos para organização de estoque a seu favor

Existem várias ferramentas e tecnologias que podem ser implementadas para otimizar o trabalho de quem organiza e movimenta itens dentro de um estoque.

Dentre eles, podemos elencar: programas que auxiliem no gerenciamento empresarial; equipamentos para amarração e movimentação de cargas dentro do estoque. Investir em ferramentas que garantam mais segurança e eficiência nos controles é sempre o melhor caminho.

Veja também como lidar com a concorrência

Encontre equipamentos essenciais

Por meio da Polifitema, é possível encontrar manilha para corrente e diversos outros equipamentos para auxiliar na organização e manutenção de um bom estoque. Navegue pelo site para conhecer o catálogo de produtos, além disso, é possível entrar em contato pelo comercial (11) 2604-9999 ou por meio do endereço eletrônico: vendas@polifitema.com.br.

Clique aqui para ter acesso a todas as matérias sobre gestão de estoque e movimentação de cargas.

Veja mais: Cargas | Transportador de cargas | Mosquetão

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta