Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Saiba como organizar o setor de logística de sua empresa de forma mais eficaz

Acompanhe mais detalhes sobre a importância de se organizar o setor de logística. Veja também onde encontrar gancho para amarração de cargas pela internet.

A cada dia, investir em métodos para ampliar a eficiência das etapas da cadeia de produção e distribuição é mais decisivo para aprimorar o rendimento das atividades e estabelecer a boa relação com o cliente final.

O que compreende o Setor de Logística

O setor de logística é responsável por coordenar todo o fluxo de produção e movimentação de materiais, compreendendo uma grande quantia de dados e profissionais. Devido à complexidade desse setor, para garantir o sucesso, as empresas devem investir em sistemas integrados, otimizados, bem-planejados de maneira que todas as atividades alcancem a excelência.

Nesse sentido, quanto mais tecnológicas e inovadoras forem as estratégias incorporadas no setor logístico maior será o abatimento de gastos e o lucro para a empresa.

Com técnicas mais condizentes, o negócio ganha produtividade, agilidade, eficiência e consegue possibilitar serviços de maior qualidade.

Saiba mais: Entenda o que é GRIS e como ele pode influenciar no custo do transporte.

O Planejamento Logístico

A organização do planejamento logístico pode ser setorizada em três níveis. Acompanhe:

  • Nível estratégico: Em sua base, toda a organização logística mapeia sua rede e, a partir disso, são tomadas as decisões e planos que estejam em sintonia com os objetivos, missões e valores da empresa;
  • Nível tático: Nesse segundo momento, as ideias são transformadas em ações que possam colocar as metas do negócio em prática;
  • Nível Operacional: Nesse nível, as tarefas idealizadas pela base tática são coordenadas como um suporte para um objetivo maior ser alcançado.

Por meio de um bom planejamento e fiscalização rígida em todos os níveis, os gestores são capazes de antecipar desafios, tomar decisões de forma mais consciente e também resolver imprevistos de maneira eficaz.

O Controle de Estoque no Setor de Logística

Aplicar uma gestão eficiente na organização do estoque é uma prática fundamental para a cadeia logística.

Itens estocados em excesso podem ficar obsoletos ou até mesmo expirar. Além de que, materiais sem uso demandam custos de armazenamento e comprometem o capital de giro do negócio.

Por outra vertente, a insuficiência de produtos influencia negativamente na produção e na entrega dos pedidos.

Nesse sentido, a tomada de decisões deve ser a mais assertiva em relação ao quanto estocar, sempre de acordo com análises estratégicas que envolvem a antecipação de demandas, tendências de mercado, sazonalidades, fornecedores, gestão de compras, entre outros.

A Logística na Gestão do Transporte

A Gestão de transporte e movimentação de cargas é a etapa que se responsabiliza por transferir os materiais em segurança até os clientes, em boas condições, de forma rápida e pelo melhor preço.

O transporte de cargas ocorre tanto dentro da empresa (transferindo produtos do fornecedor para a fábricas, por exemplo) quanto para lojistas ou clientes em várias localizações.

Essa etapa do Setor de Logística engloba o cuidado com amarração de cargas e com os veículos da frota. Os cuidados ainda envolvem:

  • O consumo de combustível;
  • A manutenção de caminhões;
  • A fiscalização do trabalho do motorista e dos profissionais que realizam a movimentação de cargas e mercadorias;
  • A otimização de percursos;
  • A emissão de documentos fiscais básicos;
  • A demanda de bons equipamentos, como gancho para amarração de cargas, para que o processo de movimentação seja realizado de forma correta.

Encontre equipamentos para transporte de cargas na Polifitema

A Polifitema é uma empresa que oferece aos seus clientes os melhores equipamentos de proteção individual e aparelhos para movimentação e transporte, como o gancho para amarração de cargas.

Navegue pelo site para conferir o catálogo.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta