Fábrica própria SP/BRASIL

5 dicas fundamentais para o içamento de cargas de forma segura

5 dicas fundamentais para o içamento de cargas de forma segura

O içamento de cargas, também conhecido como transporte vertical, é uma prática utilizada para transportar objetos do solo até uma grande altura. Como exemplo, é possível citar a movimentação de móveis para uma cobertura que fica no alto de um prédio de 10 andares. Neste caso, quando não é possível desmontar a estrutura e levá-la pelo elevador de serviço, o proprietário do objeto contrata o serviço de içamento. 

Para prestar esse tipo de serviço, é preciso contar com empresas especializadas, que utilizam equipamentos adequados para garantir a segurança da carga e dos profissionais envolvidos. As melhores companhias do segmento adquirem essas ferramentas de proteção na Polifitema, empresa líder em cintas de elevação e amarração de cargas, cinta para içamento e cinturão para trabalhos em altura.

A seguir, confira 5 dicas fundamentais para realizar o içamento de cargas de forma segura.

1. Uso de equipamentos corretos

A principal dica para manter a integridade da carga e dos profissionais que atuam com o seu içamento é a utilização de equipamentos adequados – em especial, a cinta para içamento, que deve ser muito resistente. Para que isso seja possível, é essencial ter a assistência de uma empresa experiente, que seja referência no ramo. Assim, os profissionais podem contar com materiais para içamento e movimentação de cargas que efetivamente promovem a segurança e a eficácia do trabalho realizado. 

2. Treinamentos para a equipe

A segunda dica diz respeito à qualificação dos profissionais envolvidos no trabalho. É preciso que eles tenham o conhecimento necessário para avaliar situações de risco, solucionar imprevistos e, principalmente, fazer todos os procedimentos em segurança. As principais empresas do mercado optam por fornecer os treinamentos necessários, de modo que a equipe de profissionais esteja sempre atualizada e qualificada para realizar o serviço.

3. EPIs e EPCs

Independentemente do trabalho ou do segmento da companhia, se existe alguma atividade que apresenta qualquer tipo de risco, os profissionais devem utilizar equipamentos de segurança. Atualmente, há duas classificações para esse tipo de ferramenta: os equipamentos de proteção individuais (EPIs) e os equipamentos de proteção coletiva (EPCs). No içamento de cargas, a utilização dessas ferramentas é uma realidade que sempre precisa ser considerada e observada pelos profissionais.

4. Inspeção e isolamento do local

Antes de iniciar o içamento de cargas, é preciso avaliar o local. Profissionais adequadamente treinados devem fazer a inspeção do ambiente de modo que o tamanho, o tipo de piso, a localização – entre outros fatores – sejam avaliados. Outro ponto importante diz respeito ao isolamento da área, já que, quando alguma atividade desse tipo é realizada, pode atrair o interesse de adultos e crianças. A partir disso, a equipe deve se certificar de que o local esteja isolado, para que, em caso de imprevistos, ninguém esteja em perigo.

5. Planejamento adequado

O planejamento é muito importante para a realização do serviço de içamento. É essencial que tudo seja feito com clareza de detalhes e transparência, desde questões como datas até dados como o nome dos profissionais envolvidos e o tipo de equipamento utilizado para o trabalho. Isso faz com que a equipe não tenha grandes surpresas ao realizar o serviço e, portanto, esteja menos suscetível a erros ou falhas.

Polifitema: a melhor solução em ferramentas para içamento 

A Polifitema é a solução ideal para a aquisição de materiais e componentes utilizados no içamento de cargas. Ferramentas como a cinta para içamento podem ser encontradas na empresa, de modo que, ao adquirir um produto de alta qualidade, o cliente fique tranquilo em relação ao trabalho realizado. Além disso, a Polifitema conta com treinamentos completos relacionados à elevação, movimentação de cargas e prevenção de quedas.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe uma resposta

×