Fábrica própria SP/BRASIL

Conheça a norma NR-11 sobre a movimentação de cargas

Conheça a norma NR-11 sobre a movimentação de cargas

Em decorrência ao grande número de acidentes ocorridos com carros que contam com movimentação de cargas, foi desenvolvida a regulamentação NR-11 que estabelece alguns cuidados em relação a movimentação, armazenagem, manuseio de materiais e segurança desses veículos. Continue acompanhando o artigo e saiba mais sobre NR Movimentação de carga.

O benefício que essa norma tem não é apenas para veículos como também para guindastes, máquinas transportadoras, elevadores e muitos outros meios que podem contar com toda a regulamentação dessa norma.

Conhecer um pouco sobre a norma NR-11 vai ajudar muitos trabalhadores que trabalham com cargas e ainda têm dúvidas referente a movimentação das mesmas. Saiba mais sobre NR Movimentação de carga.

NR-11 para transportes de carga

Entenda tudo sobre a NR 11

Segundo a norma NR-11 é necessário que todo condutor que trabalhar com transporte de carga faça um treinamento oferecido pela empresa contratante para que ele consiga ter o controle da máquina de uma maneira segura.

Além de claro, ser habilitado e estar apto a dirigir a máquina sem nenhuma restrição. Porém, é preciso que o condutor repita os exames médicos todo ano para renovação e comprovação da habilidade do mesmo.

Não tem um valor máximo de carga que os equipamentos aguentam. Cada um suporta uma carga diferente e todos têm a informação de forma nítida e é crucial que esse limite seja respeitado e não ultrapassado de forma alguma.

NR-11 para operação de empilhadeiras

As empilhadeiras são muito utilizadas em empresas para, como o nome já diz, empilhar produtos de uma forma mais simples e rápida. Esses equipamentos não podem sair na rua, a não ser que tenham o licenciamento do veículo, inclusive o seu emplacamento.

Mas, mesmo que esse veículo seja de uso interno em empresas, as leis, regras e boa conduta do trânsito é válida em 100%. Por isso, para trabalhar com empilhadeiras, primeiro é preciso fazer um curso que tem como duração de 20 à 40 horas, esse curso é tanto teórico quanto prático.

Assim como acontece nas vias públicas, boas maneiras devem ser tomadas também internamente respeitando as demais pessoas de uma forma que as mantenha seguras. Sempre priorize as que estão a pé, as sinalizações e também demarcações que são feitas no solo.

Cuidados a serem tomados com os equipamentos

Ao atender a NR 11, é importante também ter cuidado com os equipamentos

Em relação aos equipamentos, eles precisam ser resistentes e seguros para que as condições de trabalho sejam perfeitas. Conter informações de fácil entendimento e também a respeito da sua função e limite de carga é muito importante.

A empresa responsável pelo equipamento deverá registrá-lo com informações referente a sua inspeção, manutenção, sustentação e outros pontos que são cruciais para que o equipamento esteja realmente seguro para circular.

Além do veículo e equipamento estarem totalmente seguros e em boas condições de uso, é preciso que o condutor utilize produtos voltados para a movimentação de cargas, seja para elevar ou até mesmo fazer amarração.

Na Polifitema é possível encontrar produtos seguros e muito confiáveis. Eles são fabricantes de produtos voltados para a movimentação de cargas. São acessórios excelentes como cinta para movimentação de cargas e muitos outros de alta qualidade para manter a sua segurança e conforto no momento do trabalho.

Conhecer normas reguladoras como a NR 11 pode aumentar a eficiência de trabalho além de reduzir os riscos de acidentes, conheça no blog da polifitema mais normas de segurança além da NR 11!

Alem da NR 11, Conheça o EPI Trava Quedas da Polifitema

Conheça a importância dos EPIs na Polifitema.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×