Fábrica própria SP/BRASIL

Linha de vida móvel: como esse equipamento pode salvar a vida do trabalhador?

Linha de vida móvel: como esse equipamento pode salvar a vida do trabalhador?

A linha de vida móvel é um equipamento de segurança fundamental para quem realiza trabalho em altura. Conheça as principais características desse produto e saiba como adquiri-lo com auxílio profissional.

Leia também: Os equipamentos que podem salvar vidas durante o trabalho em altura

O que é a linha de vida móvel?

A linha de vida móvel é uma solução de segurança fundamental para trabalhadores que atuam em altura, como telhados e caminhões, e estão expostos ao risco de queda.

Importante frisar que a linha de vida móvel deve ser instalada por profissionais aptos, com a certeza de que não haverá nenhum tipo de problema técnico ou acidente.

Como funciona

Basicamente, a linha de vida móvel pode ser considerada um produto de alto padrão, sendo composta por cabos sintéticos ou metálicos, além de fitas que ficam conectadas ao cinto de segurança (por meio de talabarte ou travaquedas) e às ancoragens. Dessa forma, o equipamento mitiga riscos nas atividades realizadas em altura.

A linha de vida móvel é amplamente utilizada para o acesso a telhados e partes altas de edifícios, além de operações de carga e descarga de caminhões.

Conhecendo os tipos de linha de vida

Vale destacar que há 4 tipos de linha de vida. São eles:

  • linha de vida móvel: esse equipamento, como o próprio nome sugere, é flexível, podendo ser adaptado aos mais diversos tipos de atividades;
  • linha de vida fixa: por sua vez, a linha de vida fixa é destinada a atividades contínuas, ou seja, que permanecem no mesmo lugar;
  • linha de vida horizontal: esse equipamento pode ser tanto móvel quanto fixo, sendo mais utilizado para carregamento, manutenções de máquinas e em telhados, garantindo que o trabalhador consiga se mover pelo local com segurança;
  • linha de vida vertical: essa linha de vida também pode ser móvel ou fixa e consiste em um cabo metálico que visa amortizar uma queda, sendo muito utilizada para reforçar a segurança em escadas.

A importância da linha de vida móvel em trabalhos em altura

A linha de vida móvel é extremamente importante para pessoas que realizam trabalhos em altura.

Quem exerce funções em telhados, edifícios e caminhões deve, obrigatoriamente, utilizar equipamentos de segurança para evitar risco de quedas e lesões graves, sendo a linha de vida uma das soluções para tal objetivo.

Por seu papel na segurança do trabalho em altura, o equipamento, que originalmente era chamado de linha de ancoragem, passou a ficar conhecido como linha de vida, uma vez que pode, literalmente, salvar uma vida em caso de queda.

Em quais estruturas podem ser instaladas as linhas de vida?

Atualmente, as linhas de vida podem ser instaladas em caminhões e em diversos tipos de telhados, como:

  • cobertura por laje;
  • paredes de concreto e pontes rolantes;
  • telhados de concreto protendido;
  • telhados metálicos trapezoidais;
  • telhados metálicos zipados;
  • telhados ondulados (amianto, fibrocimento, plásticas ou de cerâmica).

Encontre linha de vida móvel para trabalho em altura com a Polifitema

A linha de vida móvel é um produto desenvolvido para ser uma solução em segurança para trabalhadores que atuam em altura, e a Polifitema traz equipamentos de proteção para uso diário que são fundamentais em diversas situações.

Navegue pelo site para conferir o catálogo de equipamentos de proteção da Polifitema e veja como adquirir linha de vida móvel.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×