Fábrica própria SP/BRASIL

Os equipamentos que podem salvar vidas durante o trabalho em altura

Os acidentes de trabalho envolvendo altura são os mais preocupantes, justamente, por serem extremamente perigosos. Saiba quais são os equipamentos que podem evitar uma tragédia e onde encontrar cinto de segurança para trabalho em altura.

Leia também: Cinto para trabalho em altura: entendendo melhor sobre os possíveis acidentes 

Quais são os principais riscos de um trabalho em altura?

Os principais riscos de acidentes que podem ocorrer em um trabalho em altura (ou no local onde os colaboradores atuam) são:

  • a queda do trabalhador. Esse é o principal e mais preocupante risco. Para mitigá-lo, é fundamental contar com profissionais treinados e EPIs de qualidade;
  • a queda de materiais e equipamentos. No caso, além do prejuízo pela perda de bens, há sempre o risco de o impacto atingir trabalhadores que estejam posicionados no raio de alcance;
  • e outros riscos envolvendo elementos externos ao trabalho em altura, mas que influenciam diretamente na periculosidade da ação, como aspectos meteorológicos e outros relacionados ao meio ambiente.

Os equipamentos cruciais que podem salvar vidas durante trabalho em altura

O trabalhador está suscetível a muitos riscos ao realizar o trabalho em altura, por isso, além de proverem todo o treinamento necessário para capacitar a equipe, os gestores também devem investir em bons equipamentos de segurança, sendo os principais deles: 

Cinto de segurança para trabalho em altura

O cinto de segurança para trabalho em altura é semelhante ao usado em saltos de paraquedas, ou seja, envolve todo o corpo do colaborador, sendo um equipamento de segurança fundamental e obrigatório durante as atividades. 

Ancoragem

A ancoragem é um elemento fixo utilizado pelo colaborador para ancorar o cinto de segurança para trabalho em altura, cordas, cabos e conectores. 

Cordas e cabos

As cordas e cabos (geralmente em aço) são equipamentos utilizados amplamente em trabalhos em altura, fazendo ligações entre dispositivos de segurança e o próprio colaborador.

Todo o trabalho em altura deve ser planejado levando em consideração um sistema de cordas e cabos, que, além de prevenir quedas, também ajuda na movimentação, mobilidade e como meio de acesso. 

Conectores

Os conectores, como o próprio nome sugere, são componentes de união, ou seja, utilizados para conectar um elemento a outro dentro do sistema de prevenção de riscos. 

Luvas de segurança

As luvas de segurança são equipamentos que também podem salvar vidas, isso porque, quando em altura, o trabalhador realiza movimentos e deslocamentos utilizando as mãos o tempo todo.

O papel das luvas, no caso, é promover um contato que não cause ferimentos e possíveis tensões (que podem levar a quedas). 

O papel da NR 35

A NR 35 é uma norma que visa, justamente, impedir a ocorrência de acidentes de trabalho em altura – sendo que, hoje em dia, muitas dessas eventualidades acontecem em decorrência do não cumprimento da NR 35.

Ou seja, a NR 35 determina as orientações e medidas mínimas de proteção para garantir um trabalho em altura mais seguro com planejamento e utilização de equipamentos de segurança durante a execução.

Importante: empresas e colaboradores que não acatam a legislação trabalhista (no caso, a NR 35) podem ser multados com valores que variam de acordo com a infração. 

Encontre cinto de segurança para trabalho em altura e outros equipamentos na Polifitema

O cinto de segurança para trabalho em altura é um equipamento fundamental que pode salvar vidas. Para além de fornecerem os EPIs aos seus colaboradores, as empresas devem contar com auxílio de quem realmente entende do assunto na hora de adquirir elementos que garantam a segurança de trabalhadores, máquinas e civis.

A Polifitema é uma empresa especializada em equipamentos de segurança, como cinto de segurança para trabalho em altura, e pode prover todos os componentes para os trabalhadores. Navegue pelo site e confira o amplo catálogo da loja.



Deixe um comentário

×