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Trabalho em altura: entendendo melhor a NR35

É dever do governo editar medidas que assegurem a saúde e a integridade física de colaboradores em todas as áreas de atuação. O cumprimento dessas regras faz parte das obrigações das empresas que lidam com esse tipo de atividade, bem como o uso dos equipamentos de segurança é obrigação dos colaboradores que exercem trabalhos de risco.

A partir disso, a NR 35 foi feita. Essa norma reguladora serve para orientar empresas e colaboradores a como se comportarem quando o assunto for trabalho em altura. A norma deve ser seguida com rigor e atenção para que a vida de nenhum profissional do ramo sofra riscos desnecessários.

Veja neste post o que é a NR 35 e quais são as principais orientações contidas na norma reguladora. Acompanhe!

O que é a NR 35

A Norma Reguladora nº 35 é o documento utilizado para que empresas e colaboradores que realizam o trabalho em altura saibam o que é preciso fazer para garantir a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente desse tipo de trabalho. 

A NR 35 conta com orientações pertinentes sobre o trabalho em altura, trazendo a obrigatoriedade de equipamentos de proteção, procedimentos que devem ser realizados e como devem ser executados, entre outras informações importantes.

Principais informações da NR35

Entre as principais informações contidas na norma estão as obrigações dos empregadores e as obrigações dos colaboradores. 

Em relação ao empregador, as obrigatoriedades são: implementar tudo o que for possível em termos de proteção para seus colaboradores, aplicar procedimentos que devem ser seguidos a respeito do trabalho em altura, fazer análises precisas de risco e garantir que todas as condições do ambiente de trabalho estarão seguras no momento das atividades.

Além disso, os empregadores devem fazer um trabalho detalhado de informação. Todos os colaboradores que exercem as atividades em altura devem ser informados dos riscos e das medidas que devem adotar para se protegerem. 

A empresa também é obrigada a fiscalizar o uso dos equipamentos e a execução dos procedimentos, entre outras questões.

Os colaboradores contam com obrigações reduzidas, mas não menos importantes que as dos empregadores. Dessa forma, os profissionais que efetivamente realizam o trabalho em altura devem fazer tudo o que for possível para ficarem seguros durante o trabalho, bem como precisam zelar pela segurança das pessoas que transitam pelo local onde é feita a atividade em altura.

Outrossim, os colaboradores precisam cumprir tudo o que for estabelecido pela empresa em termos de segurança, bem como se atentarem às normas e às exigências legais, inclusive a NR 35. Os funcionários são responsáveis ainda por ajudar a empresa a implementar as exigências de segurança e a fazer a suspensão das atividades no caso de risco grave a sua própria segurança e a de terceiros.

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