Fábrica própria SP/BRASIL

Trava quedas: entendendo a sua importância para as atividades em altura

Trava quedas: entendendo a sua importância para as atividades em altura

O trava quedas é um dos principais EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) quando o assunto é trabalho em altura. Conheça o equipamento, seus tipos e veja como adquirir trava quedas de fornecedor especializado em segurança.

Leia também: Os equipamentos que podem salvar vidas durante o trabalho em altura

O que é e qual a importância do trava quedas?

O trava quedas é um EPI muito importante para a realização de trabalho em altura. No caso, toda função feita a partir de dois metros acima do solo é considerada trabalho em altura e pode oferecer riscos graves ao funcionário.

Nesse sentido, fornecer equipamentos que garantam a segurança e o bem-estar do colaborador é um dever por parte da empresa, e o trava quedas é um dos EPIs indispensáveis.

O equipamento é responsável por fazer a conexão entre o ponto de ancoragem e o cinto de segurança acoplado ao colaborador, promovendo a sustentação que retém uma eventual queda.

Norma Regulamentadora 35 (NR 35)

Importante ressaltar que o uso de trava quedas é um dever, estando entre os requisitos de segurança para trabalho em altura descritos na NR 35.

O Ministério do Trabalho (MTE) é o responsável pela elaboração da NR 35, que define todas as medidas a serem cumpridas pela empresa (o que inclui o fornecimento de EPIs) e pelos próprios trabalhadores em relação a todas as disposições legais (como fazer o uso correto dos equipamentos). 

Os tipos de trava quedas para trabalhos em altura

Os três principais tipos de trava quedas para trabalhos em altura são:

Trava quedas para corda

O modelo de trava quedas para cordas serve para trabalhos em ambientes externos ou internos. Pode ser utilizado para movimentação vertical ou trabalho em planos inclinados. Para esse tipo de equipamento, é fundamental prestar atenção ao tamanho da corda a fim de evitar acidentes.

Trava quedas para cabo de aço

O trava quedas utilizado em sistemas de proteção contra quedas, quando para cabo de aço, é feito de linhas verticais de aço inox ou galvanizado. Pode ser usado para movimentações em ambientes fechados, como em fábricas e obras, ou em ambientes abertos, como em navios.

Trava quedas retrátil

Esse tipo de trava quedas é utilizado em locais em que o trabalhador precisa se movimentar em várias direções. São aplicáveis às tarefas de manutenção de máquinas e equipamentos, por exemplo, assim como para amarração e disposição de cargas em caminhões e vagões.

Trava quedas retrátil Polifitema

O trava quedas retrátil, como o próprio nome sugere, é um equipamento que se estende ou se retrai por meio de uma mola que obedece à locomoção vertical do colaborador.

Por meio do uso de trava quedas retrátil, é possível garantir proteção e segurança ao trabalhador que se expõe aos riscos de um trabalho em local alto, por isso, na hora de adquirir esse EPI, é preciso ter a certeza de estar contando com um produto realmente eficaz.

O trava quedas retrátil da Polifitema é um produto de alta resistência, desenvolvido para promover o máximo de segurança ao colaborador. A Polifitema comercializa trava quedas fabricado a partir de materiais de alta tecnologia e de primeira linha.

Além do trava quedas retrátil, a Polifitema também comercializa o trava quedas deslizante. Navegue pelo site e conheça o catálogo de trava quedas e outros equipamentos de segurança para trabalho em altura.

Conheça mais os produtos da Polifitema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga, Cinto de segurança paraquedista, Trava quedas e Içamento de Cargas


Deixe um comentário

×