Fábrica própria SP/BRASIL

Como realizar um planejamento logístico?

Como realizar um planejamento logístico?

Uma logística em pleno funcionamento proporciona um bom fluxo de armazenamento e movimentação de produtos, assim como o aumento da produtividade e a redução de erros. Para que esse cenário se torne realidade, no entanto, um planejamento consistente é muito importante.

Realizar um bom planejamento logístico, no entanto, não é uma habilidade natural, ela precisa ser trabalhada. Entenda como colocar esse tipo de sistema em prática e alcançar resultados incríveis para sua empresa.

O que é um planejamento logístico?

O planejamento logístico nada mais é que um conjunto de estratégias que visam otimizar os processos de armazenagem e entrega de mercadorias, garantindo que a demanda dos clientes será suprida.

A aplicação dessas estratégias resulta na diminuição de gastos operacionais, que envolvem recursos materiais e humanos. Além disso, aumenta significativamente a satisfação dos clientes e o nível de excelência do atendimento.

Um planejamento logístico é capaz de aumentar a produtividade e competitividade de uma empresa frente aos seus concorrentes.

Como colocar o planejamento em prática? 

Para começar a colocar o planejamento da sua empresa em prática, primeiro você precisa ter uma clara visão de seus objetivos de mercado, ou o que muitos chamam de missão, visão e valores. Essas diretrizes ajudarão a nortear decisões estratégicas.

Comece do começo

Trace um plano consistente para a execução de suas operações. Dentre os itens que requerem atenção estão a preocupação com o tipo de transporte usado, assim como as tecnologias de automação a serem aplicadas.

Invista no cuidado com a carga 

Pense também nos acessórios de fixação para os itens a serem carregados. Esse é um detalhe frequentemente negligenciado, mas que pode custar a reputação e futuro da sua empresa. Pense bem, o que o seu cliente vai pensar se suas mercadorias chegarem ao destino avariadas?

Pense na conservação da sua frota

Outro fator importante é o investimento na frota, seja na compra ou na manutenção dos carros. Investimentos periódicos em manutenção preventiva são um cuidado que devem estar no planejamento de toda empresa de logística. Contar com uma frota confiável é crucial para que prazos sejam cumpridos.

Invista em uma tecnologia de integração

Seja a sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, ela pode beneficiar-se de tecnologias de integração e automatização para tornar os processos mais rápidos. Procedimentos manuais são lentos e podem atrapalhar a produtividade da sua empresa.

Contar com uma ferramenta que integre todos os procedimentos também ajuda a eliminar possíveis equívocos, eliminando ruídos na comunicação entre as equipes e, consequentemente, tornando a empresa mais coesa e preparada para encarar os desafios em conjunto.

Saiba como a Polifitema pode ajudar

A Polifitema é uma empresa especializada no mercado de equipamentos de segurança e movimentação de cargas em diferentes ambientes.

Com 28 anos de tradição, nós oferecemos soluções muito eficientes em elevação de cargas, cinta de amarração de carga e também equipamentos de segurança individuais para trabalho em altura. Conheça nossas soluções para a segurança da sua empresa e dos seus funcionários.

Veja mais: NR 11GuindasteTRXMosquetão



Deixe uma resposta