Fábrica própria SP/BRASIL

Polifitema – Movimentação de Cargas

Como realizar um planejamento logístico?

A logística é um ponto fundamental para qualquer companhia, independentemente de seu porte ou segmento, já que está relacionado à eficiência com a qual ela consegue entregar seus produtos e serviços aos clientes.

Tal execução, porém, não é obra do acaso. Para que isso possa se tornar realidade, é fundamental que haja um planejamento bem-definido, em que sejam contempladas todas as atividades necessárias para tal.

Vamos entender melhor qual é a necessidade de fazer um planejamento logístico e como colocá-lo em prática, de modo que sua empresa saiba como lidar quando se deparar com tal necessidade.

Por que fazer um planejamento logístico?

Em termos práticos, a logística é uma das etapas administrativas da empresa e tem por finalidade organizar e controlar tudo o que está relacionado à entrega dos produtos e serviços aos clientes desde seus primeiros passos, como o recebimento de matéria-prima, por exemplo.

É inviável que uma empresa opere sem ter processos logísticos, pois isso colocaria em xeque sua eficiência e comprometimento, o que, a médio e longo prazo, pode trazer sérios problemas ao negócio.

Para tornar essa necessidade em realidade, entra o planejamento logístico, que é justamente a etapa em que se deve pensar nos assuntos concernentes ao andamento dos processos logísticos para que sejam o ideal.

Sua realização deve ser feita, preferencialmente, com a participação de todos os setores envolvidos, dos gestores ao operacional, pois a opinião de quem atua com tais atividades em seu cotidiano conta muito para um planejamento eficiente.

Como fazer um planejamento logístico?

Ao pensarmos em uma pirâmide, podemos dividi-la em três partes: o topo, o meio e a base. Cada uma delas corresponde a um grupo distinto, porém essencial, no planejamento.

O topo equivale à estratégia, que abrange o planejamento em sua essência. É aqui que serão feitos os planos para colocar o que se deseja em ação, sempre pensando no que é mais prático e eficaz para a empresa.

O meio da pirâmide contempla a parte tática, ou seja, que visa traduzir os planos em ações. Aqui, cada responsável por seu setor deve analisar o que é mais viável e benéfico para colocar os detalhes em prática.

Por fim, a base equivale ao operacional, que é o grupo responsável por executar os planejamentos propostos. Sua importância também é fundamental, pois tudo o que foi pensado entrará em ação graças aos profissionais responsáveis pelo setor operacional.

É um pouco trabalhoso colocar o planejamento logístico em prática, principalmente quando isso é feito pela primeira vez, mas não há dúvidas de que isso deve ser feito, de preferência o quanto antes. Dessa forma, a empresa poderá usufruir de todos os benefícios oferecidos mais rapidamente.

Além disso, com o passar do tempo, tal metodologia já estará inserida em seu cotidiano, ou seja, será mais fácil lidar com tais questões.

Conte com a Polifitema

O transporte e movimentação de cargas são dois elementos essenciais no quesito planejamento. A Polifitema é uma empresa especializada na área, com manilha para corrente e uma série de outros acessórios e equipamentos para proporcionar o que há de melhor em segurança, praticidade e funcionalidade. Clique aqui e acesse o blog da Polifitema com vários outros conteúdos importantes para sua empresa.

Conheça mais os produtos da Polititema, oferecemos produtos para: Trabalho em Altura, Elevação de Carga, Amarração de carga


Deixe uma resposta