Fábrica própria SP/BRASIL

Movimentação de cargas: compreendendo melhor a NR-11

Movimentação de cargas: compreendendo melhor a NR-11

O trabalho de movimentação de cargas é considerado uma atividade de risco para os operadores da função. Desse modo, algumas normas são utilizadas para regulamentar o trabalho realizado por esses profissionais, tendo como finalidade a proteção de sua integridade física, de sua vida, das cargas, bem como da integridade e da vida de pessoas que transitam próximo ao local onde a atividade é realizada.

Neste post, você saberá mais sobre a NR movimentação de carga nº 11 emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Acompanhe!

O que é a NR-11?

A NR-11 é uma Norma Regulamentadora que regula a forma como as cargas de diversos tipos são movimentadas. O cumprimento dessa norma é obrigatório, independente da empresa que realiza as atividades previstas no regramento. A principal função da norma é regulamentar o transporte, a movimentação, a armazenagem e o manuseio de materiais.

O que é exigido pela NR-11

Algumas das exigências da NR-11 são muito importantes no dia a dia dos colaboradores e pessoas que transitam no local onde a movimentação de pessoas e materiais é realizada. Aqui, vamos citar as principais, como a obrigatoriedade de realizar a manutenção e os reparos regulares nos maquinários e veículos utilizados para esse tipo de atividade.

Outra exigência que está na NR-11 é a existência de procedimentos eficazes e bem claros no que tange à questão de combate e evacuação no caso de incêndios. Além disso, a norma exige que os profissionais que atuam com materiais de natureza perigosa estejam habilitados na forma da lei.

Os riscos do não atendimento aos requisitos da NR-11

As empresas que não cumprem as normas estabelecidas pela NR movimentação de carga estão sujeitas a uma série de sanções, como o pagamento de multas, bloqueios, paralisação de atividades, bloqueios, entre outros. 

Essas sanções não são aplicadas em um primeiro momento, já que a previsão é que um fiscal primeiro faça a autuação da empresa. Porém, caso haja o descumprimento das normas novamente, a empresa arca com uma ou mais sanções estabelecidas.

Além disso, quando há algum tipo de acidente ou se os clientes e potenciais clientes sabem que a empresa não cumpre com os requisitos da NR-11 ou de qualquer outra norma de segurança, a empresa fica com uma péssima reputação no mercado.

A relação da NR-11 com outras normas regulamentadoras

Existem muitas normas que se relacionam com a NR-11, de modo que podemos citar aqui as mais importantes. A NR-11 trata da segurança de colaboradores e pessoas que estão envolvidas em atividades de movimentação, por isso é possível relacioná-la à norma NR-18, que trata da movimentação e transporte de pessoas e produtos.

Outra norma que também tem ligação com a NR-11 é a NR-34, que aborda questões relacionadas à movimentação de cargas. Além dessas, também podemos citar a NR-17, com questões relacionadas a levantamento, descarga e transporte de materiais, e a NR-12, que também traz informações normativas importantes a respeito do transporte de materiais.

Conheça a Polifitema

A Polifitema é especializada na comercialização de componentes para movimentação de cargas, equipamentos de segurança para trabalhos em altura, equipamentos para içamentos de cargas e equipamentos de proteção individual (EPIs). Além disso, a empresa atua com a venda de equipamentos utilizados para o cumprimento da NR movimentação de cargas.



Deixe uma resposta